Terapia com óleos essenciais trazem bem-estar e conforto psíquico em tempos de pandemia

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 25/11/2020

Aromaterapia, como é conhecida a prática de usos de óleos, é alternativa para aliviar problemas emocionais

Pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Yale New Haven Hospital, nos EUA, mostrou que o número de casos de ansiedade, estresse e depressão aumentaram exponencialmente no Brasil durante a pandemia.

Preocupação com saúde, incerteza sobre o futuro, isolamento e trabalho, potencializaram sentimentos de tristeza profunda, gerando grande sofrimento psíquico. Segundo especialistas é preciso procurar ajuda aos primeiros sinais.

A aromaterapia tem sido um recurso cada vez mais utilizado. É importante ressaltar que esse tipo de terapia não substitui a consulta médica ou sessão de terapia; os óleos são auxiliadores que amenizam os sintomas e trazem muitos benefícios.

Andréa Moura – terapeuta e esteticista: “os óleos essenciais carregam a “essência” da planta. Ótimos para relaxar e ajudam a diminuir a ansiedade”

Extraídos de plantas, geralmente folhas, flores e frutas, os óleos podem ser usados em difusores de tomadas e também direto na pele, mas nunca em formato puro, alerta a, Andréa Moura, terapeuta e esteticista, em entrevista exclusiva para o Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso: “é importante estar diluído em algum tipo de óleo vegetal ou base neutra, também conhecido como carreador”.

Para a especialista, é cada vez mais comum que as pessoas busquem soluções naturais para aumentar seu bem-estar, principalmente em tempos de pandemia. “Estamos vivendo um momento muito difícil, e acredito ser muito salutar a busca por outras alternativas, principalmente as que advém da natureza.” explica.

Os óleos essenciais viraram os queridinhos da vez. Eles podem ajudar a reduzir a ansiedade, dores de cabeça e inflamações e melhorar o sono.

Para Dona Amélia Bezerra, servidora pública aposentada, os óleos fazem parte da rotina e compõem o hábito de cuidado diário: “aqui em casa, principalmente ao dormir, para acalmar e relaxar, utilizamos óleos essenciais; coloco no travesseiro, uma gotinha e já é o suficiente. Sabemos que auxilia – e muito – o sono, que acredito ser fundamental para o bem-estar e a saúde. Uso muito o óleo de lavanda”.

Apesar dos indiscutíveis benefícios, os óleos essenciais devem ser manuseados com atenção e muita cautela, de preferência orientados por um profissional.

“Sempre indico a busca por informações antes de comprar o óleo. Algumas embalagens fornecem dados importantes, mas é possível, ainda, complementar seu conhecimento para fazer bom uso e usufruir das vantagens da aromaterapia”, complementa Dona Amélia.

A servidora pública, Dona Amélia Bezerra, adora dormir com os cheirinhos dos óleos pelo quarto

Alguns exemplos de como utilizar o óleo essencial:

– aromatização de ambiente no difusor – mas se você não tiver um, poderá pingar o óleo em uma tigela com água quente fumegante;

– no banho de imersão na banheira ou no banho de assento;

– no escalda-pés;

– vaporizando;

– na massagem, misturado no óleos para corpo e rosto;

– pingar uma gota no travesseiro ou no lençol antes de dormir.

Alguns cuidados que devem ser observados:

– não confundir os óleos essenciais com as essências. A essência é um composto sintético, enquanto o óleo essencial é 100% puro e extraído da planta;

– não é porque é natural que pode ser usado sem critérios;

– o uso da substância em gestantes, lactantes, crianças ou bebês. Dependendo do tipo, não é recomendado e a dosagem deve ser muito menor;

– dependendo do tipo, os óleos essenciais devem ser diluídos em óleos vegetais;

– pessoas que tendem a ter fortes reações ou alergias a fragrâncias ou que têm problemas respiratórios também devem ser cautelosos ao usar óleos essenciais;

– Sempre siga as instruções do frasco.

Conheça alguns óleos essenciais:

– Alecrim: Poderoso analgésico e antioxidante, é considerado o óleo essencial amigo da memória.

– Lavanda: Poderoso antisséptico, cicatrizante, analgésico e regenerador celular, o óleo essencial de lavanda ainda tem um poder medicinal relaxante, antidepressivo e calmante.

– Tea tree (melaleuca): poderoso antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, antiviral, febrífugo e inseticida. Sua ação mais relevante é a de estimular o sistema imunológico.

Quer saber mais? Clique aqui!

Para falar com a terapeuta Andrea Moura ligue: 85 99634-8873

Para comprar óleos essenciais, acesse: https://www.doterra.com/BR/pt_BR