Por Ana Clara Jovino 12.04.2021

  • Ouça este conteúdo
    Em entrevista ao Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, o Presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do Conselho Regional de Educação Física da 5a Região (CREF5-CE), Adriano Loureiro, explicou que o profissional de educação física é fundamental

     

    A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância de ter uma boa saúde (física e mental) e um dos métodos para manter a qualidade de vida nesse sentido é a prática de exercícios físicos. Movimentar o corpo é fundamental para prevenir doenças, pois auxilia a manter o bom funcionamento do coração, circulação sanguínea, além de ser favorável para a respiração e para os hormônios.Para enfatizar a relevância das atividades físicas, a UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou recentemente um estudo que reconhece a prática de educação física como ferramenta na prevenção e recuperação dos jovens durante a pandemia do coronavírus.

    De acordo com o estudo, a atividade física ajuda tanto na prevenção quanto na recuperação dos pacientes que contrairam a Covid-19. No caso dos idosos, que é um grupo mais vulnerável e favorável a ter complicações do novo coronavírus, a educação física também é uma grande aliada na hora da reabilitação, já que trabalha as funções motoras, que podem ser afetadas na infecção.

    O Presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do Conselho Regional de Educação Física da 5a Região (CREF5-CE), Adriano Loureiro, explica que o profissional de educação física é fundamental, porque é quem mais entende de atividade motora, de exercícios físicos e de programa de recuperação para o aumento da força.

    Adriano ainda salienta que os pacientes, que normalmente ficam acamados durante quarentena, tem duas principais complicações: o pulmão debilitado, por ser o órgão predominantemente atingido, além do comprometimento das funções motoras.

    Flávio Cordeiro, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, enfatiza a importância do acompanhamento do profissional de educação física

    “Como essas pessoas ficam deitadas por muito tempo, existe atrofia muscular. Assim, a capacidade funcional é diminuída, o que não é favorável para a reabilitação pulmonar. Na verdade, os pulmões trabalham em função da atividade motora, então quando eu aumento minha atividade motora, eu aumento a minha atividade respiratória, quando eu diminuo minha atividade motora, eu diminuo minha atividade respiratória”, explica.

    O profissional de educação física e coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, Flávio Cordeiro dos Reis Junior, enfatiza que para os idosos que estão em recuperação da covid-19, é necessário cuidado redobrado na hora de passar os exercícios.

    “No caso dos idosos, temos que ter bastante cuidado porque os pacientes estão fracos, cansados, ofegantes e importantes partes do corpo podem estar comprometidas, então os exercícios devem ser de intensidade baixa ou moderada, sempre respeitando as limitações dos mesmos, é interessante caminhadas e exercícios com pesos bem leves, são os mais indicados nesse período”.

    Por causa disso, Flávio ressalta que a prática de exercícios pode ser um grande desafio, por isso é importante sempre ter o acompanhamento de um profissional de educação física.

    Veja também:

  • Envelhecimento pós-covid: quais as consequências da infecção em idosos que se recuperam
  • Nova fase de vacinação começa para idosos de 74 anos
  • Recuperação pulmonar de idosos acometidos por Covid 19: o que você precisa saber

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds