O projeto HORTAS SOCIAIS, da Coordenadoria de Idosos da Prefeitura Municipal, em parceria com o Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (NUPROCE), inaugura, durante colheita no Conjunto Ceará, dia (27/03), a estufa de suculentas e lança cartão social com nova tecnologia de acesso e atendimento aos idosos cadastrados no projeto.

O evento contou com a presença do secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Município, Elpídio Nogueira e de representantes da rede de lojas Leroy Merlin, apoiadora do projeto: Vanci Almeida (Leroy Merlin Fortaleza); Lívia Neves (Leroy Merlin São Paulo); Yves Bogaert  (Leroy Merlin Rússia) e Isabela Moncorvo, da empresa Yabá Consultoria em Gestão Sustentável e Investimento Social com sede em São Paulo.

Estufa de Suculentas

A estufa de plantas ornamentais (cactos e suculentas) fica localizada no bairro Conjunto Ceará, numa área de 128m²; capacidade estimada de armazenamento e produção de 3508 mudas e multiplicação mensal de 3000 plantas. Mantém um banco de germoplasma composto por 312 unidades oriundas de 61 espécies sendo usadas para a obtenção de novos propágulos (filhotes) e utiliza o sistema de irrigação por nebulização que permite economia de água.

Como parte do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso, o Eixo Suculentas beneficiará mais de 2000 idosos da comunidade através da venda dos produtos cujo lucro será revertido para a manutenção das Hortas Sociais.  A comercialização das plantas ornamentais se dará em empresas associadas. Serão recebidos estagiários para treinamento no cultivo, propagação e salvamento de plantas suculentas. Periodicamente serão ministrados minicursos de cultivo de cactos; e cultivo de suculentas e oficina de montagem de terrários.

O Eixo Suculentas objetiva promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa no município de Fortaleza, tendo como foco a inclusão social da pessoa idosa através de ações do cultivo de plantas ornamentais e incentivo ao empreendedorismo, além da integração social e reinserção econômica, a intergeracionalidade e a prática da convivência em grupo.

Cartão Social

Semelhante aos cartões de crédito, os cartões de acesso por proximidade, que começam a ser utilizados nas colheitas do projeto Hortas Sociais, têm um chip interno onde ficam armazenadas informações pessoais do idoso como o nome completo, um número de identificação e data de nascimento, e garantirão agilidade, controle e segurança no atendimento dos idosos durante a distribuição das hortaliças. “A partir de agora, o atendimento será muito mais rápido. Com essa tecnologia de acesso e controle vamos melhorar o cadastramento dos idosos, oferecer maior comodidade e diminuir o tempo de espera durante as colheitas”, comemora Cel Sérgio Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa –CMDPI.

Mais Informações sobre o projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

Site: http://www.fortalezaamigadoidoso.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso

Instagram: @fortalezaamigadoidoso

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds