Por Julyanna Santos 18/11/2020
- Ouça este conteúdo
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas idosas, número que representa 13% da população do país. Há ainda, significativa parcela dessa população, com algum tipo de limitação, seja ela motora ou intelectual.
Pensando nisso, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, criou o NINE, Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais. O núcleo estará incorporado ao eixo Esporte Amigo do Idoso, que atualmente beneficia cerca de 3.000 pessoas e visa promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa através da prática esportiva (futsal, vôlei e basquete) ou de exercícios físicos (ginástica) em espaços públicos da cidade.
Honorato Feitosa, Coordenador do Núcleo de Produções Culturais e Esportiva (NUPROCE), entidade gestora do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso, acredita que a iniciativa vai levar qualidade de vida para idosos com demandas específicas, que exigem um olhar ainda mais cuidadoso; e completou “queremos, também, garantir a socialização dos idosos que, muitas vezes, por conta da sua condição, ficam em casa e convivem apenas com familiares e outros cuidadores. Com o NINE ele poderá estabelecer vínculos importantes com professores e outros idosos”.
Fases do NINE
Na primeira fase serão contemplados idosos com alguma dificuldade de mobilidade e/ou cadeirantes. Em seguida, na fase dois, idosos com deficiência auditiva e visual poderão integrar o Núcleo; na terceira e última fase, serão contempladas pessoas idosas com deficiência intelectual, psicossocial e deficiência múltipla.
O Educador Físico e especialista em treinamento para portadores de deficiência física, Elpson de Aquino Carvalho, é o profissional que estará à frente do importante desafio, como ele mesmo define. No entanto, alegra-se ao comentar sobre o impacto do Núcleo na vida dos idosos: “a maior satisfação de um profissional de educação física é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas as quais ele é responsável. A atividade física, tem o poder de melhorar a capacidade neuro-muscular e também de incluir socialmente os idosos”, finaliza.
Idealizador do Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais, Flávio Cordeiro dos Reis Junior
Como surgiu o NINE? Um bate-papo com Flávio Cordeiro dos Reis Junior, idealizador do Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais e Coordenador do Projeto Esporte Amigo do Idoso.
Flávio: A ideia surgiu dentro da coordenação pedagógica do projeto após identificarmos a escassez de programas específicos para idosos com necessidades especiais, sejam elas motora ou psicológica.
Portal – Quais as expectativas para Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais?
Flávio: São as melhores possíveis pois sabemos que este grupo, especificamente, precisa de uma atenção mais qualificada. Nós, que fomentamos a atividade física como prática para uma vida saudável, sabemos como é importante a prática esportiva para uma vida mais longeva e plena.
Portal – Qual a importância para os idosos que possuem alguma necessidade especial e como isso deve impactar na sua vida?
Flávio: A prática de atividade física, de forma geral, nos traz diversos benefícios: seja ela física e mental. Para os idosos, podemos destacar a intergeracionalidade, que é a socialização entre diversas faixas etárias e a movimentação dos idosos tornando-os mais independentes e ativos.
Portal – E por fim, uma palavra sobre o pioneirismo do projeto em formatar um núcleo específico para idosos especiais!
Flávio: Nosso núcleo piloto será um sucesso e nosso Projeto segue inovando no atendimento aos idosos. Teremos todo o cuidado nesse início e por isso estabelecemos fases com grupos específicos e um número restrito de idosos. Daí, ao concluirmos a fase três, poderemos mensurar o desenvolvimento dos idosos e, assim, implementar o NINE em mais bairros da nossa cidade. Começaremos no Conjunto Ceará, no CSU.
Acompanhe as redes sociais do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso para acompanhar essa e outras iniciativas.