Projeto Fortaleza Cidade amiga do Idoso lança núcleo para idosos com necessidades especiais, o NINE

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 18/11/2020

O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas idosas, número que representa 13% da população do país. Há ainda, significativa parcela dessa população, com algum tipo de limitação, seja ela motora ou intelectual.

Pensando nisso, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, criou o NINE, Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais. O núcleo estará incorporado ao eixo Esporte Amigo do Idoso, que atualmente beneficia cerca de 3.000 pessoas e visa promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa através da prática esportiva (futsal, vôlei e basquete) ou de exercícios físicos (ginástica) em espaços públicos da cidade.

Honorato Feitosa, Coordenador do Núcleo de Produções Culturais e Esportiva (NUPROCE), entidade gestora do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso, acredita que a iniciativa vai levar qualidade de vida para idosos com demandas específicas, que exigem um olhar ainda mais cuidadoso; e completou “queremos, também, garantir a socialização dos idosos que, muitas vezes, por conta da sua condição, ficam em casa e convivem apenas com familiares e outros cuidadores. Com o NINE ele poderá estabelecer vínculos importantes com professores e outros idosos”.

Elpson de Aquino Carvalho conduzirá as aulas com os idosos com necessidades especiais

Fases do NINE

Na primeira fase serão contemplados idosos com alguma dificuldade de mobilidade e/ou cadeirantes. Em seguida, na fase dois, idosos com deficiência auditiva e visual poderão integrar o Núcleo; na terceira e última fase, serão contempladas pessoas idosas com deficiência intelectual, psicossocial e deficiência múltipla.

O Educador Físico e especialista em treinamento para portadores de deficiência física, Elpson de Aquino Carvalho, é o profissional que estará à frente do importante desafio, como ele mesmo define. No entanto, alegra-se ao comentar sobre o impacto do Núcleo na vida dos idosos: “a maior satisfação de um profissional de educação física é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas as quais ele é responsável. A atividade física, tem o poder de melhorar a capacidade neuro-muscular e também de incluir socialmente os idosos”, finaliza.

Idealizador do Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais, Flávio Cordeiro dos Reis Junior

Idealizador do Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais, Flávio Cordeiro dos Reis Junior

Como surgiu o NINE? Um bate-papo com Flávio Cordeiro dos Reis Junior, idealizador do Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais e Coordenador do Projeto Esporte Amigo do Idoso.

Flávio: A ideia surgiu dentro da coordenação pedagógica do projeto após identificarmos a escassez de programas específicos para idosos com necessidades especiais, sejam elas motora ou psicológica.

Portal – Quais as expectativas para Núcleo para Idosos com Necessidades Especiais?

Flávio: São as melhores possíveis pois sabemos que este grupo, especificamente, precisa de uma atenção mais qualificada. Nós, que fomentamos a atividade física como prática para uma vida saudável, sabemos como é importante a prática esportiva para uma vida mais longeva e plena.

Portal – Qual a importância para os idosos que possuem alguma necessidade especial e como isso deve impactar na sua vida? 

Flávio: A prática de atividade física, de forma geral, nos traz diversos benefícios: seja ela física e mental. Para os idosos, podemos destacar a intergeracionalidade, que é a socialização entre diversas faixas etárias e a movimentação dos idosos tornando-os mais independentes e ativos.

Portal – E por fim, uma palavra sobre o pioneirismo do projeto em formatar um núcleo específico para idosos especiais!

Flávio: Nosso núcleo piloto será um sucesso e nosso Projeto segue inovando no atendimento aos idosos. Teremos todo o cuidado nesse início e por isso estabelecemos fases com grupos específicos e um número restrito de idosos. Daí, ao concluirmos a fase três, poderemos mensurar o desenvolvimento dos idosos e, assim, implementar o NINE em mais bairros da nossa cidade. Começaremos no Conjunto Ceará, no CSU.

Acompanhe as redes sociais do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso para acompanhar essa e outras iniciativas. 

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube