Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso lança campanha de combate à violência contra o idosos

Categorias

Compartilhar

O mês de junho, muito celebrado pelas festas da colheita, também é um mês dedicado à proteção das pessoas idosas. O Junho Violeta. E em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece em 15 junho, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso lança campanha de conscientização e respeito ao idoso, promovendo debates sobre o tema por meio de lives e entrevistas, além de incentivar através de suas redes sociais – com posts e vídeos – as pessoas de uma forma geral e o próprio idoso a denunciar tais atos de violência.

Neste momento de pandemia por coronavírus e de isolamento social há uma preocupação muito grande com os idosos que precisam ficar dentro de casa. Acontece ainda uma atenção mais rigorosa com todos os tipos de violência – a física, psicológica e até a própria depressão, que é um grande perigo contra o idoso.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), de janeiro a maio de 2020, foram mais de 300 casos de violência contra idosos em Fortaleza. Estas ocorrências foram denunciados ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, entretanto, defende que todo dia é dia de repudiar todos e quaisquer atos de violência cometidos em desfavor da pessoa idosa. É também necessário que a sociedade em geral esteja atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa para poder denunciar.

Programação Junho Violeta – Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

Sábado (13)
10h – Dr. Eneas Romero, Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do Ministério Público, será nosso entrevistado, no Programa Fortaleza 6.0, do dia 13 de junho. Ele vai falar sobre a Prevenção da Violência contra a pessoa idosa e quais os desafios em tempos de pandemia.

Domingo (14)
8h30 – Vídeo institucional TIPOLOGIA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO – A conscientização sobre os tipos de violência contra o idoso é o primeiro passo para combater tamanha covardia. O segundo, é denunciar!
O vídeo será postado no:
Fanpage: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso
Instagran: https://www.instagram.com/fortalezaamigadoidoso
Twitter: https://twitter.com/fortalezaidoso
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnND1C-MQ4SovCmQPx8sNeA

Segunda (15)
14h – o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, vai receber a Dra. Janaína Silveira, Delegada Titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) e o Sr. Antônio Costa, Secretário Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa idosa para conversar sobre a violência contra a pessoa idosa – Uma reflexão em tempos de pandemia e confinamento social. 15 de junho, dia da live, é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Sexta (19)
14h – Ely Alves, locutora da Rádio Web, do Programa Fortaleza Cidade Amiga do Idoso conversa com a Dra. Patrícia de Abreu Viana, vice diretora da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, sobre como é possível evitar e combater a violência contra o idoso, ainda mais em tempo de pandemia.

Saiba mais sobre o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso no portal: https://www.fortalezaamigadoidoso.com.br

Curta e siga as redes sociais:
Fanpage: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso
Instagran: https://www.instagram.com/fortalezaamigadoidoso
Twitter: https://twitter.com/fortalezaidoso
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnND1C-MQ4SovCmQPx8sNeA
Assessoria de comunicação: Jacylete Abreu – 85 99712-5136