Por Julyanna Santos 10/11/2020

A partir do dia 3 de novembro, Idosos residentes no Conjunto Ceará e Granja Portugal e inscritos no Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso passaram a receber suas hortaliças no conforto e na segurança do seu lar. Na Granja Portugal, serão mais de 200 famílias beneficiadas e, no Conjunto Ceará, serão cerca de 900 famílias. Os kits contêm couve manteiga, alface e coentro.

Para Cel. Sérgio Gomes, Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, a ideia é levar qualidade vida para idosos, através da complementação alimentar. O delivery visa garantir a integridade física dos idosos, devido à pandemia de Covid-19. “Estamos falando de milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social que precisam manter o hábito de alimentação saudável, fundamental para sua saúde e longevidade”, finalizou.

Cel. Sérgio Gomes, Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, durante a colheita do dia 3 de novembro (Foto: Jarbas Oliveira)

Uma média de 612 kg de alface; 512 kg de coentro e 197 kg de couve manteiga serão entregues por mês aos idosos inscritos no Projeto Fortaleza cidade Amiga do Idoso.

Neusa Maia da Silva, Supervisora Hortas Sociais, afirma que, mesmo com a pandemia, é possível sentir o amor dos idosos que recebem o kit, além da felicidade que expressam ao ver a equipe das Hortas em suas casas.

Neusa Maia da Silva, Supervisora Hortas Sociais, em ação no delivery (Foto: Jarbas Oliveira)

O Coordenador da Horta Social da Granja Portugal, Júlio César de Sousa Barbosa, endossa a colega de projeto: “o formato delivery das hortaliças orgânicas tem sido um trabalho extremamente gratificante. É muito importante que os idosos voltem a se alimentar com qualidade! Na entrega, era perceptível, a alegria dos idosos. Muitos deles, queriam abraçar e beijar a equipe das hortas mas infelizmente, por enquanto, ainda não é possível. Importante salientar que estamos cumprindo com todos os protocolos de segurança”.

Ao todo, mais de 1.000 famílias serão beneficiadas pelo projeto! 

A beneficiária do Projeto, Sra. Francisca Mota, foi uma das idosas que recebeu, dia 3 de novembro, no aconchego do seu lar, o kit com hortaliças. “Eu só tenho a agradecer ao Projeto pelo cuidado com os idosos. Antes eu ia buscar na estufa, mas agora recebo em casa. Muito obrigado!”.

As entregas presenciais continuam suspensas, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Sobre as Hortas Sociais – Instituído em junho de 2016, o Projeto Hortas Sociais da Prefeitura de Fortaleza tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas idosas, ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura urbana.

Os idosos são inseridos em atividades dentro das hortas, como manejo e colheita, e recebem totalmente de graça tudo o que é colhido.

As hortaliças produzidas são 100% naturais com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). As três estufas, de 750 metros quadrados cada, beneficiam, além de moradores do Conjunto Ceará e Granja Portugal, famílias dos bairros Genibaú, Autran Nunes, Granja Lisboa e Bonsucesso. Em breve, novos bairros serão contemplados com novas estufas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds