Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso inova e passa a entregar hortaliças em casa

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 10/11/2020

A partir do dia 3 de novembro, Idosos residentes no Conjunto Ceará e Granja Portugal e inscritos no Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso passaram a receber suas hortaliças no conforto e na segurança do seu lar. Na Granja Portugal, serão mais de 200 famílias beneficiadas e, no Conjunto Ceará, serão cerca de 900 famílias. Os kits contêm couve manteiga, alface e coentro.

Para Cel. Sérgio Gomes, Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, a ideia é levar qualidade vida para idosos, através da complementação alimentar. O delivery visa garantir a integridade física dos idosos, devido à pandemia de Covid-19. “Estamos falando de milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social que precisam manter o hábito de alimentação saudável, fundamental para sua saúde e longevidade”, finalizou.

Cel. Sérgio Gomes, Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, durante a colheita do dia 3 de novembro (Foto: Jarbas Oliveira)

Uma média de 612 kg de alface; 512 kg de coentro e 197 kg de couve manteiga serão entregues por mês aos idosos inscritos no Projeto Fortaleza cidade Amiga do Idoso.

Neusa Maia da Silva, Supervisora Hortas Sociais, afirma que, mesmo com a pandemia, é possível sentir o amor dos idosos que recebem o kit, além da felicidade que expressam ao ver a equipe das Hortas em suas casas.

Neusa Maia da Silva, Supervisora Hortas Sociais, em ação no delivery (Foto: Jarbas Oliveira)

O Coordenador da Horta Social da Granja Portugal, Júlio César de Sousa Barbosa, endossa a colega de projeto: “o formato delivery das hortaliças orgânicas tem sido um trabalho extremamente gratificante. É muito importante que os idosos voltem a se alimentar com qualidade! Na entrega, era perceptível, a alegria dos idosos. Muitos deles, queriam abraçar e beijar a equipe das hortas mas infelizmente, por enquanto, ainda não é possível. Importante salientar que estamos cumprindo com todos os protocolos de segurança”.

Ao todo, mais de 1.000 famílias serão beneficiadas pelo projeto! 

A beneficiária do Projeto, Sra. Francisca Mota, foi uma das idosas que recebeu, dia 3 de novembro, no aconchego do seu lar, o kit com hortaliças. “Eu só tenho a agradecer ao Projeto pelo cuidado com os idosos. Antes eu ia buscar na estufa, mas agora recebo em casa. Muito obrigado!”.

As entregas presenciais continuam suspensas, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Sobre as Hortas Sociais – Instituído em junho de 2016, o Projeto Hortas Sociais da Prefeitura de Fortaleza tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas idosas, ao mesmo tempo em que incentiva a agricultura urbana.

Os idosos são inseridos em atividades dentro das hortas, como manejo e colheita, e recebem totalmente de graça tudo o que é colhido.

As hortaliças produzidas são 100% naturais com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). As três estufas, de 750 metros quadrados cada, beneficiam, além de moradores do Conjunto Ceará e Granja Portugal, famílias dos bairros Genibaú, Autran Nunes, Granja Lisboa e Bonsucesso. Em breve, novos bairros serão contemplados com novas estufas.