Por Julyanna Santos – 30/08/2021
Ouça este conteúdo
A pandemia nos trouxe, tanto físico quanto mentalmente, desafios inimagináveis. Nosso estilo de vida mudou, o mundo a nossa já não é mais o mesmo e vimos, em quase dois anos de pandemia, nossos hábitos se transformarem rapidamente. Ter saúde ganhou um novo sentido, estar vivo ganhou nova importância e vivenciar o luto, por exemplo, para muitas famílias, foi algo desafiador; ainda o é. O mundo, de fato, mudou!
Vivenciamos crises climáticas, políticas e sanitárias. Como isso nos afetou e afeta? Agora, mais do que nunca, é preciso readequar, reavaliar, trazer novo sentido. Pensando nisso, o portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, indica livros e filmes que podem nos inspirar, emocionar e até mesmo mudar nossa forma de pensar. Aqui, queremos te ajudar a valorizar o futuro, queremos te ajudar a pensar o presente e, quem sabe, te ajudar a superar um momento tão turbulento. Venha conferir!
LIVROS
Sob Um Céu Branco (Intrínseca, 2021)
Sinopse: “Depois de causar tantos danos ao planeta, será que conseguimos transformar a natureza, mas dessa vez para nos salvar? Em reportagem original, Elizabeth Kolbert, vencedora do Pulitzer pelo alarmante “A sexta extinção”, entrevista biólogos, engenheiros genéticos e atmosféricos e outros especialistas para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão remodelando a Terra. Com uma linguagem direta e por vezes bem-humorada, este livro é uma injeção de esperança e informação, e aponta que ainda há tempo de corrigir os problemas que colocam em risco a vida como a conhecemos.”
Autora: Elizabeth Kolbert
Como Salvar o Futuro (Companhia das Letras, 2021)
Sinopse: “Em meio a uma pandemia que evidenciou e agravou as crises que ameaçam nosso futuro, sua mensagem nos provoca e faz refletir. Se o presente é a única certeza que temos, como podemos dar início a mudanças sistêmicas, que começam por indivíduos, para que as estruturas sejam transformadas? Com capítulos que abordam faces dos desafios que estão presentes em nossa vida, este livro é essencial para quem, assim como André Carvalhal, tem esperança de salvar o futuro começando hoje.”
Autor: André Carvalhal
Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras, 2020)
Sinopse: “Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.”
Autor: Ailton Krenak
FILMES
Sinopse: “Beleza Oculta é um filme que aborda – com metáforas e de forma muito artística – o tempo, o amor e a morte. Após perder uma filha de 6 anos, Howard (Will Smith), um publicitário de sucesso, entra em uma forte depressão e passa a escrever cartas de desabafo para a morte, o tempo e o amor, que acabam se materializando nos personagens de Helen Mirren, Keira Knightley e Jacob Latimore e começam a ajudá-lo a passar por essa perda. É um filme tocante e que ensina lições que, por mais clichês que pareçam ser, precisam ser sempre reforçadas.”
Sinopse: “Ele ensina lições de coragem, princípios, fé e superação, além de contar uma linda história de amor. Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado e médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma de qualquer forma por princípios pessoais e enfrenta muitas dificuldades e maldade das pessoas durante o treinamento. Porém, durante uma batalha, ele arrisca a própria vida e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. É uma história real e sem dúvidas vai levar vocês às lágrimas em algum momento!”
Sinopse: “O filme conta a vida de Robin Cavendish, que em 1958, ainda jovem, é contaminado pelo vírus da poliomielite enquanto faz uma viagem de trabalho ao Quênia. No início, quando se viu paralisado do pescoço pra baixo e quando foi avisado pelos médicos que jamais sairia da cama, ele pediu por diversas vezes para morrer, mas aos poucos ele foi vendo o lado bom daquilo e foi encorajado pela esposa e lutar pela vida. É linda a história de amor entre ele, a esposa e o carinho do filho durante todo o tempo. O filme em si mostra uma luta e uma revolução muito grande desse homem que mudou a qualidade de vida dos portadores de poliomielite da época e mostrou uma forma diferente de encarar a doença.”