Por Julyanna Santos – 30/08/2021

Ouça este conteúdo

 

A pandemia nos trouxe, tanto físico quanto mentalmente, desafios inimagináveis. Nosso estilo de vida mudou, o mundo a nossa já não é mais o mesmo e vimos, em quase dois anos de pandemia, nossos hábitos se transformarem rapidamente. Ter saúde ganhou um novo sentido, estar vivo ganhou nova importância e vivenciar o luto, por exemplo, para muitas famílias, foi algo desafiador; ainda o é. O mundo, de fato, mudou!

Vivenciamos crises climáticas, políticas e sanitárias. Como isso nos afetou e afeta? Agora, mais do que nunca, é preciso readequar, reavaliar, trazer novo sentido. Pensando nisso, o portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, indica livros e filmes que podem nos inspirar, emocionar e até mesmo mudar nossa forma de pensar. Aqui, queremos te ajudar a valorizar o futuro, queremos te ajudar a pensar o presente e, quem sabe, te ajudar a superar um momento tão turbulento. Venha conferir!

LIVROS

Sob Um Céu Branco (Intrínseca, 2021)

Sinopse: “Depois de causar tantos danos ao planeta, será que conseguimos transformar a natureza, mas dessa vez para nos salvar? Em reportagem original, Elizabeth Kolbert, vencedora do Pulitzer pelo alarmante “A sexta extinção”, entrevista biólogos, engenheiros genéticos e atmosféricos e outros especialistas para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão remodelando a Terra. Com uma linguagem direta e por vezes bem-humorada, este livro é uma injeção de esperança e informação, e aponta que ainda há tempo de corrigir os problemas que colocam em risco a vida como a conhecemos.”

Autora: Elizabeth Kolbert

Como Salvar o Futuro (Companhia das Letras, 2021)

Sinopse: “Em meio a uma pandemia que evidenciou e agravou as crises que ameaçam nosso futuro, sua mensagem nos provoca e faz refletir. Se o presente é a única certeza que temos, como podemos dar início a mudanças sistêmicas, que começam por indivíduos, para que as estruturas sejam transformadas? Com capítulos que abordam faces dos desafios que estão presentes em nossa vida, este livro é essencial para quem, assim como André Carvalhal, tem esperança de salvar o futuro começando hoje.”

Autor: André Carvalhal

Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras, 2020)

Sinopse: “Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.”

Autor: Ailton Krenak

FILMES

Beleza Oculta (2016)

Sinopse: “Beleza Oculta é um filme que aborda – com metáforas e de forma muito artística – o tempo, o amor e a morte. Após perder uma filha de 6 anos, Howard (Will Smith), um publicitário de sucesso, entra em uma forte depressão e passa a escrever cartas de desabafo para a morte, o tempo e o amor, que acabam se materializando nos personagens de Helen Mirren, Keira Knightley e Jacob Latimore e começam a ajudá-lo a passar por essa perda. É um filme tocante e que ensina lições que, por mais clichês que pareçam ser, precisam ser sempre reforçadas.”

Até O Último Homem (2016)

Sinopse: “Ele ensina lições de coragem, princípios, fé e superação, além de contar uma linda história de amor. Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado e médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma de qualquer forma por princípios pessoais e enfrenta muitas dificuldades e maldade das pessoas durante o treinamento. Porém, durante uma batalha, ele arrisca a própria vida e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. É uma história real e sem dúvidas vai levar vocês às lágrimas em algum momento!”

Uma Razão Para Viver (2017)

Sinopse: “O filme conta a vida de Robin Cavendish, que em 1958, ainda jovem, é contaminado pelo vírus da poliomielite enquanto faz uma viagem de trabalho ao Quênia. No início, quando se viu paralisado do pescoço pra baixo e quando foi avisado pelos médicos que jamais sairia da cama, ele pediu por diversas vezes para morrer, mas aos poucos ele foi vendo o lado bom daquilo e foi encorajado pela esposa e lutar pela vida. É linda a história de amor entre ele, a esposa e o carinho do filho durante todo o tempo. O filme em si mostra uma luta e uma revolução muito grande desse homem que mudou a qualidade de vida dos portadores de poliomielite da época e mostrou uma forma diferente de encarar a doença.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds