Por Ana Clara Jovino 12.07.2021

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, a Osteopatia é uma especialização da Fisioterapia, baseada no estudo da anatomia e fisiologia do corpo humano. Foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1864.

As alterações nas estruturas morfológicas e fisiológicas são as mais relevantes quando se trata de envelhecimento humano, que progressivamente debilitam o organismo, o que acaba comprometendo as atividades físicas do cotidiano. Além disso, a queda é a primeira causa de acidentes em pessoas idosas e entre 5% e 10% das quedas, resultam em lesões graves. Sendo assim, a Osteopatia é uma alternativa de tratamento eficaz, pois é capaz de aliviar dores, além de prevenir as possíveis sequelas da queda.

Allan Truman Pinheiro de Campos é fisioterapeuta, pós-graduado em Terapia Manual e Postural e Especialista em Osteopatia Clínica e Quiropraxia

Em entrevista ao Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, o fisioterapeuta, pós-graduado em Terapia Manual e Postural e Especialista em Osteopatia Clínica e Quiropraxia, Allan Truman Pinheiro de Campos, explica que a Osteopatia tem objetivo de prevenir e tratar os desequilíbrios do corpo através de técnicas manuais.

“Trata-se de um método que enxerga o corpo como um elemento único, onde todos os sistemas devem funcionar em harmonia para que se mantenha a saúde. A avaliação baseia-se na busca pela causa da dor e não nos sintomas em si, entendendo que qualquer disfunção, seja ela muscular, articular e até visceral, podem ocasionar compensações em outra região do corpo, levando a um processo de sobrecarga e desgaste de alguma estrutura, consequentemente gerando dor. Um dos princípios da Osteopatia é o de auto cura, que afirma que o corpo tem o poder de se autorregular e se curar sozinho quando se encontra em harmonia. As manobras manuais osteopáticas geram estímulos que buscam devolver essa capacidade do organismo se restabelecer”, explica o especialista.

Ainda de acordo com Allan, a Osteopatia trata diversas patologias, dentre elas as músculo-articulares, como artroses, tendinites, bursites, artrite, hérnias de disco e patologias na coluna vertebral em geral. Podemos destacar também a eficácia no tratamento de dores de cabeça, enxaquecas e disfunções viscerais, como gastrite e refluxo, entre outras. Além de contribuir na recuperação da mobilidade articular, melhora do quadro de espasmo e dor muscular.

“São feitas manobras, que possuem efeitos analgésicos comprovados cientificamente, seja na dor aguda ou crônica, aliviando a dor imediatamente. O tratamento pode inclusive evitar o uso de medicamentos  e em muitos casos, cirurgias”, justifica.

Pelo fato de possuir manobras de manipulações vertebrais bruscas, criou-se o mito de que essas pode provocar algum problema, principalmente no público idoso, mas Allan esclarece que esses procedimentos, conhecidos como thrusts ou ajustes,  vão muito além de somente os “estalos”, eles visam devolver o movimento perdido na articulação. Sendo assim, é uma técnica totalmente segura e de grande importância para o público idoso.

“Essas manipulações são contraindicadas somente em condições de saúdes graves, como por exemplo a osteoporose em alto grau. Existem diversas outras formas de intervenção no paciente idoso, como mobilizações articulares, liberações musculares, alongamentos, além das orientações adequadas de exercícios para prevenção de lesões”, revela Allan.

O fisioterapeuta, pós-graduado em Terapia Manual e Postural e Especialista em Osteopatia Clínica e Quiropraxia, Allan Truman Pinheiro de Campos, participou do programa Fortaleza 6.0 do último sábado (10), confira a entrevista completa abaixo:

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds