O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

A pergunta de onde viemos e para onde vamos sempre esteve no imaginário do ser humano. Nos últimos anos mais do que saber para onde o ser humano se encaminha nos perguntamos quanto tempo cada um de nós viverá aqui na terra. Porque é fato: estamos envelhecendo, e o Século XXI já está sendo chamado de o século do envelhecimento. Nosso desafio é pensar, tomar decisões diárias e agir para que possamos tornar essa existência longeva prazerosa, saudável e feliz.

Na capital cearense uma iniciativa vem apontando caminhos uma adaptação à longevidade humana. Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso é um amplo projeto e tem como característica funcionar como um guarda-chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. Os conceitos norteadores são a disseminação da prática esportiva de baixo impacto, atividades físicas em espaços públicos, inserção no mundo digital, vínculos intergeracionais familiares ou fraternais, empreendedorismo, integração social, segurança alimentar, difusão de ações positivas sobre longevidade ativa e saudável. Os eixos de atuação são: Esporte Amigo do Idoso, Hortas Sociais e Comunicação e tecnologia.

O projeto tem atividades contínuas desde o ano de 2015 numa parceria entre o poder público municipal, por meio da Prefeitura de Fortaleza (Coordenadoria de Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), as empresas privadas através de renúncia fiscal via Fundo Municipal da Pessoa Idosa, a sociedade civil (entidade) na busca da promoção de qualidade de vida para idosos e suas famílias. Essa união de forças garante a sustentabilidade do projeto tanto na captação de recursos quanto na utilização de espaços públicos para a execução das atividades.

Veja o catalogo do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso.