Por Julyanna dos Santos 01/04/2021

  • Ouça este conteúdo

     

    Ana Lucia Barbosa Gondim está à frente do Abrigo São Vicente de Paulo, entidade que recebe as hortaliças das Hortas Sociais do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso.

    Presidente da Associação desde 2016, Ana Lucia é formada em Direito e Serviço Social e é ativista das políticas públicas para pessoa idosa, desenvolvendo extenso trabalho em prol da causa do envelhecimento. Compõe, ainda, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, propondo reflexões capazes de gerar iniciativas práticas com impacto verdadeiro na vida dessa população.

    A Associação Regional da Caridade de São Vicente de Paulo do Ceará, presidida por Ana Lucia, foi fundada em 1888 e é uma organização da sociedade civil, de natureza filantrópica, católica, que acolhe, como Instituição de Longa Permanência, mulheres idosas. Durante sua estadia, as idosas recebem atendimento nas áreas de nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia, além de desenvolver atividades como canto coral, yoga e exercícios físicos.

    O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso passou a enviar hortaliças para a Associação, com intuito de contribuir para uma dieta saudável e equilibrada. “Essas doações possibilitam para nossas idosas a ingestão de alimentos saudáveis, que repõem a energia e proporcionam bem-estar. Além disso, o consumo dessas verduras agregam à alimentação fibras, vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Ficamos muito felizes e gratos!”, agradece Ana Lucia.

    Apesar da Associação enfrentar os desafios inerentes do modelo de filantropia, ela confia na sua missão e trabalha diuturnamente, buscando proporcionar uma vida saudável e feliz para as pessoas de mais idade, propondo atividade recreativas e socializantes, contando sempre com a ajuda de doadores e voluntários.

    No entanto, compreendendo a importância do seu papel e buscando contribuir em outras instâncias, Ana Lucia dedica-se, ainda, ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; lá, ao lado de outras instituições e atores da causa da pessoa idosa, é personagem combativa, discutindo formas de promover ações a nível municipal que retirem do ostracismo a problemática do envelhecimento.

    Ana Lucia Barbosa Gondim: Para mim é uma grande alegria ter essa experiência de gerir uma ILPI filantrópica e também em ter assento no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

    Veja a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em entrevista dada por ela ao Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso.

    Portal – Qual a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa?

    Ana Lucia – O CMDPI tem uma grande importância na luta, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no município de Fortaleza por ser um órgão colegiado, permanente e deliberativo, responsável pela formulação, fiscalização, promoção e defesa das políticas públicas dirigidas à pessoa idosa. É no conselho onde acontece a participação social recomendada pela Constituição Federal.

    Portal – Qual o impacto da atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para a sociedade?

    Ana Lucia – O Conselho é espaço efetivo para o exercício das relações democráticas entre Governo e Sociedade por ser constituído por representantes de entidades da sociedade e dos órgãos públicos da administração municipal. Oportuniza aos cidadãos, a integração e a participação no processo de planejamento, formulação e controle das políticas públicas; favorece uma alocação mais justa e eficiente dos recursos públicos, para citar apenas algumas das atribuições do conselho que garantem a sua importância.


    Portal – Quais as principais bandeiras do CMDPI?

    Ana Lucia – O CMDPI tem como principal bandeira o protagonismo da pessoa idosa no município de Fortaleza, isso significa dizer que todas as suas atividades são voltadas para dar visibilidade as demandas e necessidades da pessoa idosa, lutando para que o segmento seja o principal destinatário das políticas e recursos que lhe são dirigidos, conseguindo com isso o reconhecimento social e a legitimidade como interlocutor na  formulação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

    Portal – Por que é importante que as pessoas conheçam o conselho?

    Ana Lucia – É muito importante que cada vez mais pessoas conheçam o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza – CMDPI como órgão de defesa dos interesses da pessoa idosa, espaço aonde acontece a participação popular, porque  se  pode buscar orientação,  esclarecimentos, por meio de uma comunicação transparente  e acessível das informações, a fim de favorecer  o conhecimento  da sociedade sobre o que existe em prol da pessoa idosa no município de Fortaleza.

    Quer contribuir com o Abrigo São Vicente de Paulo?

    Você pode doar:

    Fraldas geriátricas tamanho G, creme hidratante, sabonete líquido, creme para assadura, óleo de girassol e leite.

    Ou fazer doações financeiras:

    Banco Bradesco Agência 0600, conta 013370-1 ou via Pix [email protected]

    Quer saber mais?

    A ILPI está situada na Rua Antônio Augusto, 2346, esquina com a Av. Antônio Sales, no bairro Joaquim Távora.

    Telefone 3226.02.32

    Email: [email protected]

    Horário de funcionamento: 8:30 às 11:30h e das 14h às 16:30h.

    Atualmente, devido a pandemia do novo coronavírus, todas as visitas ainda estão suspensas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds