Nutróloga alerta para a importância dos alimentos para manter a hidratação do corpo

Categorias

Compartilhar

A água é é indispensável para a nossa sobrevivência e já é uma máxima social que manter-se hidratado só traz benefícios. O que pouca gente sabe é que a alimentação também pode ser um importante auxiliar nesse processo. A médica nutróloga Márcia Beretta chama a atenção para o papel dos alimentos ricos em água, principalmente para pessoas que têm dificuldade em consumir muitos líquidos diariamente ou ainda que sofrem de algum problema que ocasione perda de fluídos.

Pepino, melão, melancia, alface e tomate, são só alguns da enorme lista de itens que ajudam a hidratar o corpo. Beretta destaca que todo alimento contém uma grande quantidade de água, mas alguns têm mais de 50% de líquido na composição. Ou seja, quando ingeridos, esses vegetais, frutas e hortaliças contribuem também para a manutenção de um consumo diário adequado de líquidos, que é em média 2,5l.

“Infelizmente, grande parte das pessoas não bebe água o suficiente, especialmente os adultos mais velhos”, lamenta a nutróloga. A preocupação de Beretta também foi manifestada por Julian Seifter, especialista em rins e professor associado de medicina na Harvard Medical School. De acordo com ele, idosos podem não ter a mesma sede de quando eram mais jovens e isso pode se tornar um problema, principalmente quando o hábito for associado ao uso de medicamentos que causam perda de fluidos.

Beretta também alerta para o cuidado com dietas restritivas. Diminuir o consumo de alimentos também para a perda de calorias também leva a diminuição na ingestão de líquidos. Por isso, explica a médica, é muito importante o acompanhamento de um profissional adequado, para balancear o consumo de água no corpo e evitar a desidratação. “Naturalmente, expulsamos líquido do nosso corpo ao longo do dia, através do suor, urina e até pela respiração. Por dia, perdemos cerca de 2,5 litros de água. Por isso a importância do consumo de alimentos ricos em água para o fortalecimento hídrico do nosso corpo”, finaliza.

Dra. Márcia Beretta, médica nutróloga foi nossa entrevistada no Programa Fortaleza 6.0, na Rádio Tempo, 103.9, no dia 22 de agosto de 2020. Confira a entrevista completa:

Saiba mais sobre o Programa de Rádio
O Programa Fortaleza 6.0 tem transmissão ao vivo, todos os sábados, das 10 às 11horas. A programação promove ações do projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso; entrevistas com profissionais que trabalham em prol do envelhecimento saudável e conversas com idosos que são exemplos por saberem conduzir as suas vidas após certa idade com tanta vitalidade, autonomia, disposição e alegria de viver.