Núbia e Fátima, modelos da terceira idade, são exemplos de bem-estar, autoestima e alegria de viver

Categorias

Compartilhar

Por Ana Clara Jovino 09/11/2020

Há quem diga que a beleza, e consequentemente a felicidade, estão associadas à juventude. Ora, que bobagem! As aposentadas Núbia Araújo e Fátima Monte, de 75 e 72 anos, respectivamente, podem provar o contrário. A vivência delas como modelos é ideal para evidenciar que a terceira idade é de fato a melhor idade.

Participantes do projeto Deusas da Luz, que reúne idosas para que recebam orientação sobre moda, beleza e passarela, Núbia e Fátima são exemplos de bem-estar, autoestima e alegria de viver. O projeto é idealizado e realizado pela Agência e Escola Felipe Frorrentz, com o objetivo de ressignificar a beleza e demonstrar o quanto a terceira idade entende e consome moda, então não deve deixar de ser contemplada pela indústria.

Núbia Araújo é professora aposentada, entre 1978 e 2015 se dedicou ao ofício de educar, passando pela sala de aula como professora, administração e coordenação de escolas, além de ter sido técnica de educação e secretária do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Núbia revela que sempre teve afinidade com moda e é muito vaidosa, mas nunca tinha se envolvido em algo que pudesse explorar isso. Foi quando ficou viúva, em 2016, por insistência de uma amiga, ela resolveu conhecer o projeto, então foi amor à primeira vista.

“Sempre gostei de me arrumar e nunca fui inibida, então uma amiga me falou do projeto, disse que eu tinha que conhecer e que eu ia amar porque é a minha cara. Ela acertou!”, ressalta Núbia.

Núbia considera o projeto extremamente importante porque muitas colegas de sua faixa etária não tiveram outras oportunidades de se envolverem em atividades voltadas para incentivar a autoestima e autoconfiança, muitas vezes por causa do trabalho. Agora, graças a iniciativa, a oportunidade veio.

Já Fátima Monte teve uma carreira na área da saúde, se aposentou como enfermeira chefe de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e atualmente se dedica ao voluntariado, engajada em 14 projetos sociais. Um desses projetos é o Viver Bem, que promove reuniões mensais e atividades voltadas ao bem-estar dos idosos.

Fátima explica que uma dessas reuniões, em 2016, contou com a presença de Felipe Frorrentz e se deu o início do Deusas da Luz. Sendo assim, as primeiras participantes foram integrantes do Viver Bem.

Desde então, Fátima contribui na organização do projeto e claro, participando dos encontros e desfiles. Ela ressalta a felicidade e realização em ter a oportunidade de ser uma das deusas da luz.

“Quando estou na passarela, em cima do meu salto, não me arrependo de nada nessa vida”, expressa.

Atualmente o projeto conta com cerca de 45 integrantes, que semanalmente têm aulas de passarela, maquiagem e moda. No dia 7 de novembro, Núbia Araújo e Fátima Monte estiveram na Rádio Tempo, 103.9 quando foram as entrevistadas do programa Fortaleza 6.0, conduzido pelo locutor e radialista, Leandro Duarte, e Cel. Sérgio Gomes, coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza.

É oportuno ressaltar que o Programa Fortaleza 6.0 faz parte do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, e tem como propósito estimular o envelhecimento ativo e saudável através de entrevistas com profissionais que trabalham com esse público, como também com idosos que são exemplos positivos por conduzirem suas vidas, após os 60 anos, com vitalidade, autonomia, disposição e alegria de viver.

Confira no áudio abaixo a entrevista das Deusas da Luz, Núbia Araújo e Fátima Monte, de 75 e 72 anos, respectivamente, no dia 7 de novembro, durante o programa Fortaleza 6.0, na Rádio Tempo, 103.9. Se preferir assista no YouTube do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso.