Por Ana Clara Jovino 02/12/2020

Aos 63 anos, a aposentada que tem como filosofia de vida o Budismo, viaja o mundo a bordo de um motorhome e parar não está nos planos

Mark Twain disse que existem dois dias mais importantes na vida: o dia em que você nasce e o dia em que você descobre o porquê. Feliz é quem descobre o seu propósito de vida, como a jornalista carioca Nadja Sampaio, que tem como projeto de vida visitar todos os kaikans (pontos de encontro de budistas) do mundo.

Foi em 2010, ao se deparar com o questionamento “Qual sua meta para 2030?”, feito pelo mestre Daisaku Ikeda aos seus discípulos, Nadja teve uma espécie de epifania e percebeu que tinha o desejo de conhecer todos os kaikans do mundo, ao mesmo tempo em que torna as pessoas que encontra pelo caminho mais felizes e humanistas, pois segue o budismo de Nichiren Daishonin.

Até hoje, a viajante conseguiu visitar 20 dos 192 kaikans existentes no mundo. Seu objetivo foi definido em 2010, mas foi dois anos antes, em 2008, quando estava na Europa com uma de suas três filhas, o início de tudo. Foi nessa viagem que ela resolveu alugar um motorhome e conheceu um kaikan na Alemanha e ficou completamente encantada.

Foram tantas aventuras até agora que Nadja já perdeu as contas de quantas viagens já fez (Foto: acervo pessoal)

Depois de estabelecer seu sonho, a jornalista estava determinada a realizar. Em 2015 decidiu se aposentar e começou a planejar de fato. Desde então, em 2016 e em 2017, ela passou por vários países da América do Sul: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Agora, ela se prepara para a próxima aventura: percorrer alguns países da América Central e América do Norte até chegar ao Alasca. O roteiro inclui alguns países localizados nas ilhas do Caribe, como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Barbados, até setembro de 2021. Meses depois, em abril de 2022, enquanto o motorhome fica aos cuidados de uma amiga estadunidense, ela retorna e segue pelo Canadá até chegar ao destino final.

Foram tantas aventuras até agora que Nadja já perdeu as contas de quantas viagens já fez. “O maior aprendizado dessas viagens por terra é de que a gente passa por dificuldades, mas sempre dá conta. É tudo planejado, mas na estrada você não tem a menor noção do que pode acontecer, então a gente aprende a vencer desafios sem esperar, aprende a replanejar”.

Para quem tem interesse em se tornar um adepto do estilo de viagem livre e independente, a experiente viajante compartilha as dicas. “Tem quatro dicas indispensáveis: preparar seu carro/casa, para que você não tenha problema na estrada, organizar o roteiro para que você não deixe de aproveitar nenhum passeio imperdível, se planejar financeiramente e pesquisar as médias de preços do lugar que você vai e principalmente cuidar da saúde, porque durante a viagem você tem uma rotina pesada, então tem que estar com a saúde em dia para ter disposição”, finaliza Nadja.

Uma das dicas indispensáveis é preparar o carro/casa, para que você não tenha problema na estrada (Foto: acervo pessoal)

Nadja reúne os relatos de suas aventuras no livro “Kosen-Rufu nas estradas: Diário de Viagens”, que ela lançou recentemente por conta própria. Para conferir o livro você pode clicar aqui nas versões abaixo: Português, Espanhol.

Para quem preferir receber em casa uma versão impressa, deve falar com Sérgio Pinto, dono de uma gráfica no Rio de Janeiro. Ele cobra pelo livro 35,00 reais mais o frete. Whatsap: (21) 97037-7795. No dia 28 de novembro, a jornalista Nadja Sampaio foi a entrevistada do programa Fortaleza 6.0, na Rádio Tempo FM, 103,9, conduzido pelo locutor e radialista, Leandro Duarte, e Cel. Sérgio Gomes, coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza.

Confira no áudio abaixo a entrevista da jornalista e saiba mais sobre como Nadja Sampaio planeja suas viagens. Se preferir assista no YouTube do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso.

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds