A introdução dos idosos nesse novo mundo das ferramentas da informática das redes sociais é a proposta principal dos laboratórios de informática e de mídias sociais que visam proporcionar benefícios pessoais e sociais, que facilitam a comunicação e interação do idoso no dia a dia cada vez mais tecnológico.

Os laboratórios disponibilizam cursos com foco na utilização das mídias sociais (instagram, facebook e whatsapp) e ensinam o sistema operacional Windows, o editor de textos Word, o navegador de internet e a planilha eletrônica de software livre. Os alunos aprendem a criar e a usar essas ferramentas de interação e comunicação.

A apropriação desses novos saberes tem impacto na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, por se tratar de uma ferramenta para entretenimento que os ajuda a manter contato com familiares e amigos, assim como os mantêm informados sobre a atualidade, além de orientá-los sobre o uso seguro das redes sociais.

Ao oportunizar o domínio da informática aos idosos, o projeto promove a inclusão digital e a socialização com o mundo contemporâneo, o que favorecerá as relações familiares, sociais e comerciais.