No Brasil, na Índia, nos EUA ou na Alemanha, as palavras de ordem são as mesmas nos dias de hoje: fique em casa. É o isolamento social que vai permitir com que o coronavírus não se espalhe desenfreadamente, fazendo os serviços de saúde entrarem em colapso.

Mas ficar sem fazer nada pode parecer durar uma eternidade. Para reduzir esse problema, muitas empresas e pessoas passaram a oferecer aulas, cursos, mentorias e livros gratuitos. Algumas, de forma permanente. Outras, enquanto a pandemia de Covid-19 durar.

Confira a seguir.

Opções para vencer o isolamento social

Aconselhamento terapêutico
A Chave da Questão
Se a ansiedade bateu e sua saúde emocional balançou nos últimos dias, não se preocupe. A plataforma de aconselhamento terapêutico faz videoaulas e lives para atender à população.
Site: https://www.facebook.com/achavedaquestaoo


Atividades físicas
Bodytech – BTFIT
Até 31/3, a academia dá acesso gratuito a aulas de ioga, workout, mat pilates e outros 15 programas de treinamento, além de personal trainer online para ajudar.
Site: https://bt.fit/pt/#/?utm_source=google&utm_medium=cpc

DeROSE Method
O instrutor Daniel Guzmán, da Escola Cambuí, de Campinas, passa a oferecer diariamente aulas de ioga online de 5 minutos abertas ao público em três horários: 10h, 12h e 15h.
Site: https://www.instagram.com/danielfg34/

FitDance
Todos os dias, às 19h30, é possível acompanhar aulas de dança ao vivo pelo Instagram e pelo YouTube. Os professores ensinam o passo a passo e as coreografias.
Site: https://www.instagram.com/fitdance/

Smart Fit
A rede criou uma plataforma de treinos, disponível para alunos e não alunos, que inclui vídeos de 30 minutos com sequências que não usam acessórios ou equipamentos.
Site: https://www.smartfit.com.br/treineemcasa


Arte
Faber Castell
Quer fazer arte? Basta se cadastrar na plataforma. Há aulas de desenho, lettering, narrativa, composição e desenvolvimento de personagens, entre outros, oferecidos de graça até 19/4.
Site: https://cursos.faber-castell.com.br/combos/combo-numero-emcasacomfabercastell

Cachorros
DogTv
O primeiro canal de televisão para cachorros liberou 30 dias grátis, durante o período de quarentena, para reduzir o estresse dos animais que estão confinados em casa.
Site: https://www.dogtv.com/wecare


Cuidados com o corpo
Automassagem
A terapeuta holística Sandrä Costa, da Zyon Cursos e Terapias, ensina a massagear o corpo para combater problemas como dores, insônia e tensão.
Site: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-saude/aprenda-a-combater-dor-e-tensao-com-automassagem

Máscara facial
A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira dá o passo a passo para fazer sete máscaras faciais caseiras, que podem ser aplicadas no rosto de duas a três vezes por semana.
Site: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-comportamento/moda-e-beleza/mascara-facial-caseira


Cursos
ComSchool
Há a oferta de quatro cursos gratuitos: Como Vender pelo Instagram, Como Montar uma Loja Virtual, Facebook Ads e Marketing no Youtube.
Site: https://conteudo.comschool.com.br/cursos-gratuitos/?utm_source=whatsapp&utm_campaign=cursos-gratuitos

Dobra
Oferece gratuitamente, por tempo indeterminado, curso para quem quer empreender, tá empreendendo ou tem curiosidade sobre a empresa, que vende produtos de papel.
Site: https://querodobra.com.br/curso-free/

Fundação Dom Cabral
Durante quatro semanas, iniciando em 23/3, a escola de negócios promove webinars sobre assuntos relacionados a gestão, recursos humanos e inovação.
Site: http://com-unidade.fdc.org.br

FGV (Fundação Getulio Vargas)
Se você busca aperfeiçoamento profissional e educação executiva, dê uma olhada nas 60 opções disponibilizadas pela instituição de ensino.
Site: https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1

IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)
Desde preparatório para ingresso na instituição até opções em idiomas, gestão, turismo, meio ambiente e diversas outras áreas são oferecidos gratuitamente.
Site: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

Insper
São quatro os cursos gratuitos ofertados: marketing analítico, gestão de operações, capitalismo consciente e administração financeira.
Site: https://www.insper.edu.br/cursos-online/

Instituto de Longevidade Mongeral Aegon
Aposentadoria, sob a ótica da preparação financeira; Word Básico; Excel Básico; Inglês Básico; e Comunicação Oral são alguns dos mais de 80 cursos oferecidos gratuitamente pelo instituto.
Site: https://institutomongeralaegon.org/servicos-50/cursos-de-requalificacao

Instituto Êxito de Empreendedorismo
São 300 cursos online nas áreas de tecnologia, marketing, saúde, exatas, humanas, ensino infantil e empreendedorismo, entre outras.
Site: https://institutoexito.com.br/

ITI – Instituto Tecnológico Inovação
Tem opções de cursos gratuitos no formato EaD, que fazem parte do projeto Transformando Vidas. Entre eles estão Excel, PowerPoint, Word, programação, SQL, Ilustrator e Photoshop.
Site: http://iti-cursos.eadbox.com/courses

LinkedIn
Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade é o nome do curso oferecido pela plataforma e inclui módulos de foco e de resiliência.
Site: https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade

Marketing
O especialista em marketing de diferenciação Pedro Superti faz lives diárias para ajudar os pequenos negócios a sobreviver nesse cenário de mudanças constantes.
Site: https://www.instagram.com/pedrosuperti/?hl=pt-br

Mind School
A escola oferece cinco cursos gratuitos: Introdução ao Futurismo, Gerenciamento de Conteúdo, Tendência do Marketing Digital – 2019, Design Thinking e Facebook Marketing.
Site: https://ead.mindsc.com.br/

Perestroilka
Enquanto a quarentena durar, a plataforma oferece grátis o curso Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência.
Site: https://www.perestroika.com.br/online/vailaefica/

Senai
Se sua área é a indústria, é bom aproveitar os cursos oferecidos pela instituição, que vão desde desenho arquitetônico até propriedade intelectual.
Site: http://www.eadsenai.com.br/virtual/ms/

Sest/Senat
Todos os cursos da plataforma – mais de 200 – estão disponíveis sem custo durante a quarentena. Há opções que vão de meio ambiente a inovação, de gestão a inclusão digital.
Site: https://ead.sestsenat.org.br/cursos/

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
Há opções nas áreas de docência em EaD, educação, gestão, informação e comunicação, inclusão e acessibilidade, matemática, sustentabilidade e tecnologias na educação.
Site: https://poca.ufscar.br/

Unieducar
São mais de 100 cursos online sobre temas como administração, direito, gestão educacional e línguas estrangeiras. É necessário utilizar o código SUPERA2020 ao se matricular.
Site: https://unieducar.org.br/supera2020

Universidade Harvard
A instituição de ensino oferece mais de uma centena de cursos em diversas áreas. Há uma taxa para quem quer obter um certificado da universidade após a conclusão dos estudos.
Site: https://www.edx.org/school/harvardx

USP (Universidade de São Paulo)
Matemática, filosofia ou zootecnia? Letras, enfermagem ou engenharia? Além dessas, a universidade dispõe de aulas em diversas outras áreas.
Site: http://eaulas.usp.br/portal/home.action

Universidade Stanford
Há cursos com inscrições abertas ou que começam nas próximas semanas. Entre eles estão programas de cursos integrados em algoritmos e em modelos gráficos probabilísticos.
Site: https://www.coursera.org/stanford

Trevisan Escola de Negócios
A oferta é para os cursos Liderança e Inovação em uma Economia Digital; Aplicações de Data Analytics; Contabilidade e Gestão de Custos; e Compliance, Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes.
Site: http://www.trevisanonline.com.br


Gastronomia

Petitchef
A plataforma oferece milhares de receitas, entre entrada, prato principal e sobremesa. Cada uma apresenta as informações nutricionais do prato.
Site: https://pt.petitchef.com/

Idiomas
Seda College

A escola oferece cursos de inglês gratuitos durante a quarentena. Basta se cadastrar e escolher as aulas no nível de idioma em que você está.
Site: https://app.sedacollegeonline.com/p/seda-live

Soulphia
A plataforma de cursos ministrados por tutoras nativas, todas moradoras ou ex-moradoras de abrigos nova-iorquinos, libera o acesso ao conteúdo online e às aulas ao vivo por 30 dias.
Site: http://go.soulphia.com/stayhome

Unesp (Universidade Estadual Paulista)
A instituição oferece Escrita em Língua Inglesa, que inclui textos e videoaulas para professores, estudantes e interessados em aprender o idioma.
Site: https://unespaberta.ead.unesp.br/index.php/cursos/item/287-eli


Infantil
Kinedu

Se você não sabe mais o que fazer para entreter as crianças de até 4 anos, acesse a plataforma. Até 15/4, as 1.800 atividades são disponibilizadas gratuitamente.
Site: https://www.kinedu.com/


Jardinagem
Ervas e temperos

Já foi comprovado que plantar é terapêutico – e que proporciona benefícios para a mente e para o corpo. E manter um jardim de ervas e temperos necessita de pouco espaço.
Site: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-comportamento/decoracao-e-paisagismo/plantar-e-terapeutico-aprenda-a-cultivar-ervas-e-temperos-em-casa e https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-comportamento/decoracao-e-paisagismo/horta-em-apartamento


Jogos
The Enemy

A plataforma de games disponibilizou 20 opções gratuitas para dispositivos Android e iOS. Entre eles estão Brawl Stars, Fortnite Battle Royale e PUBG Mobile.
Site: https://www.theenemy.com.br/mobile/jogos-mobile-gratis-coronavirus#item-list-1


Limpeza
Produtos caseiros

Se está sobrando tempo, que tal fazer produtos de limpeza – como aromatizador de ambientes e limpa-rejunte – e, assim, evitar idas desnecessárias ao supermercado?
Site: https://institutomongeralaegon.org/longevidade-e-comportamento/produtos-de-limpeza-caseiros


Livros
Amazon

O risco aqui é se perder entre os milhares de eBooks gratuitos, distribuídos entre clássicos brasileiros e internacionais, mangás, literatura estrangeira e autoajuda, entre outros.
Site: https://www.amazon.com.br/b?ie=UTF8&node=6311441011

Scribd
A plataforma oferece, por 30 dias, acesso gratuito às publicações. Há opções tão variadas quanto Machado de Assis, Mario Sergio Cortella e Padre Fábio de Melo.
Site: https://pt.scribd.com/?lohp=1

UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
É possível fazer download de 59 obras publicadas pela editora da universidade. Entre as opções é possível encontrar obras técnicas e literatura clássica.
Site: https://editora.ufsc.br/estante-aberta/


Meditação
Medite.se
O app apresenta os primeiros passos para quem quer meditar e meditações avançadas para quem já tem experiência. Há ainda orações e mantras, entre outras funcionalidades.
Site: https://www.facebook.com/medite.se/

Semana Zazen
A Monja Cohen ministra um workshop gratuito, de 13 a 25/4. A série busca ensinar a superar adversidades, apreciar a vida e ser mais leve frente às dificuldades do dia a dia.
Site: https://www.semanazazen.com.br/


Mentoria
Cubo Minds
Até 18/4, está liberado o acesso aos encontros online ao vivo com especialistas em agilidade, liderança, negócios e projetos.
Site: https://mkt.projectlab.com.br/mentorias-do-cubo

Homa
Tem um negócio local e precisa de mentoria em tempos de pandemia de Covid-19? A Homa oferece – e gratuitamente. Basta se cadastrar.
Site: https://conteudo.homadesign.com.br/mentoria-homa


Museus
Louvre
O principal museu francês, casa da Monalisa, de Da Vinci, oferece diversos tours virtuais para quem quer conhecer as obras-primas que ele abriga.
Site: https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

Masp (Museu de Arte de São Paulo)
Você pode passar por um tour virtual por um dos mais renomados museus modernos do mundo. Para isso, basta acessar o site e escolher por onde quer caminhar.
Site: https://masp.org.br/acervo/explore

MIS (Museu da Imagem e do Som)
O museu online reúne os acervos museológico e bibliográfico, em alguns casos, dá acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.
Site: https://www.mis-sp.org.br/acervo/online

Museu Casa de Portinari
Conheça, em tour virtual, a antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski (interior de SP). Foi o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais.
Site: https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/

Museu Índia Vanuire
A plataforma reúne opções para pais e filhos: crianças podem aproveitar jogos gratuitos sobre cultura indígena e adultos podem fazer uma visita virtual e interagir com imagens.
Site: http://www.museuindiavanuire.org.br/

Museu Nacional
Em 2018, um incêndio afetou ou destruiu boa parte das coleções do museu. Mas é possível conhecer virtualmente, enquanto ele permanece fechado, seu acervo.
Site: https://artsandculture.google.com/exhibit/5gJywQA_-ABfJw

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Quer ver as janelas imensas, as paredes de tijolos aparentes e, claro, a rica coleção da instituição? Basta acessar o site e ter instalado o Flash Player para ter visão 360º do local.
Site: http://www.sp360.com.br/site/conteudo/index.php?in_secao=37&in_idioma=1&in_conteudo=109&thisMediaId=5697

The National Gallery
O museu inglês oferece três roteiros: Google virtual tour (vistas panorâmicas), Virtual reality tour of the Sainsbury Wing (obras da Renascença) e Virtual tour of 18 rooms (com 300 obras).
Site: https://www.nationalgallery.org.uk/visiting/virtual-tours

The Virtual Egyptian Museum
Cada item apresentado nesse museu dedicado ao Egito vem com uma história: onde foi encontrado, a que dinastia pertenceu, de que é feito e em que época foi produzido.
Site: http://www.virtual-egyptian-museum.org/

The Virtual Museum of Iraq
Conheça online algumas das maravilhas da antiga Mesopotâmia, entre artefatos, relíquias e tesouros perdidos. É preciso ter instalados os programas Adobe Flash e QuickTime.
Site: http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it/noflash.htm


Música
Cifra Club
Seja violão, seja ukelele, há diversos cursos gratuitos no site para quem quer aprender ou aprimorar-se em algum instrumento musical.
Site: https://www.cifraclub.com.br/

Korg
Até 31/3, a empresa liberou o uso gratuito do iKaossilator. O app permite a criação de músicas e pode ser usado por quem e por quem não tem conhecimento musical.
Site: https://www.korg.com/us/news/2020/0313/

Palco MP3
Quem quer conhecer novos artistas de música brasileira pode acessar a plataforma. Segundo o site, há um milhão de músicas disponíveis, cadastradas pelos próprios músicos.
Site: https://www.palcomp3.com.br/


Serviços variados
+60 Saúde
De segunda a sexta, sempre às 9h, o canal de vídeos no Youtube publica um novo conteúdo com dicas parta você viver mais e melhor. Exercícios físicos para fazer em casa, informações relevantes, dicas para você cuidar da saúde mental e física. Tudo isso e muito mais. Confira, toda semana, uma nova programação voltada para o público 60+.
Site: http://www.youtube.com/c/Mais60Saúde

Razões para Acreditar
O site de boas notícias lançou o Guia Colaborativo de Serviços Gratuitos. Há opções de cultura e lazer e ferramentas para quem está trabalhando de casa.
Site: https://razoesparaacreditar.com/servicos-gratuitos-coronavirus/


TV e Vídeo
Globoplay
A plataforma liberou, por tempo limitado, conteúdos infantis e juvenis para não assinantes. Estão inclusas as séries Sítio do Pica-Pau Amarelo, Malhação e Detetives do Prédio Azul.
Site: https://globoplay.globo.com/

NBA League Pass
A liga de basquete norte-americana cancelou os jogos previstos para esse período, mas liberou os vídeos da temporada anterior gratuitamente, por 30 dias.
Site: https://watch.nba.com/packages?ls=leaguepass:nbacom:packages:rd

SPCine Play
A plataforma brasileira de streaming liberou desde o dia 17/3, por 30 dias, acesso gratuito a obras do cinema nacional, conteúdos originais e títulos exclusivos de mostras e festivais.
Site: https://www.spcineplay.com.br/


Videoconferência
Hangouts
Desenvolvido pelo Google, traz opções para mensagens de texto e de voz, além de conferências em grupo – gratuitas para times de até dez pessoas.
Site: https://hangouts.google.com/?hl=pt-BR

Messenger
O aplicativo de conversas permite conectar seus amigos do Facebook em videochamada. Para isso, basta selecionar os participantes e reuni-los em um grupo.
Site: https://www.messenger.com/

Skype
A solução da Microsoft inclui compartilhamento de tela e emojis. Permite que a reunião seja feita sem necessidade de download de app; o acesso é feito por link.
Site: https://www.skype.com/pt-br/free-conference-call/

Zoom
Tem um grupo de até 100 pessoas e quer se conectar ao mesmo tempo com todas elas? É só baixar o app e usar. A duração da chamada nesses casos é de até 40 minutos, para o plano gratuito.
Site: https://zoom.us/

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds