Isolamento seguro, evitando quedas de idosos

Categorias

Compartilhar

O Prof. Dr. Maximiliano Porto, Ortopedista e Traumatologista, será nosso entrevistado, no Programa Fortaleza 6.0, do dia 01 de agosto. Ele vai falar sobre como proporcionar um isolamento seguro aos idosos, evitando eventuais quedas. Absolutamente imperdível!

É no próximo sábado, na Rádio Tempo, 103.9. Das 10h às 11h. Contamos com sua audiência. 
Para saber mais sobre o projeto acesse: www.fortalezaamigadoidoso.com.br Idosos em isolamento social precisam de espaço adaptado para evitar acidentes, recomenda SBOT-CE

Retirar itens que podem ocasionar quedas e fazer exercícios físicos orientados por profissionais são medidas de prevenção a quedas e lesões

Considerada um dos grupos de risco em caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), a população idosa que está vivendo em isolamento social tem o desafio de manter os espaços de moradia acessíveis e adaptados para evitar acidentes.

“Quanto mais tempo em casa em isolamento, sem a presença de familiares, maior o risco para quedas”, alerta o ortopedista e traumatologista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE), Dr. Maximiliano Porto.

Segundo ele, é preciso pensar em situações que podem gerar riscos e rapidamente eliminá-las, como retirar tapetes do chão e móveis que dificultem o trânsito em casa, colocar placas antiderrapantes nos banheiros e usar lâmpadas eficientes para melhorar a iluminação.

Assim como outros públicos, os idosos também não devem ficar sedentários nesse momento. Para o médico, a atividade física para idosos na medida correta trazem benefícios não só físicos, como melhoria da imunidade e das capacidades cardiovascular e respiratória, como psicológicos.

“A musculatura precisa ser trabalhada para evitar dores que podem ocasionar quedas. Fazer alongamentos leves e controlados ou mesmo aulas online com o suporte de profissionais de educação física e de fisioterapeutas é importante para que não tenhamos idosos chegando nas nossas emergências com fraturas nesse período de enfrentamento ao coronavírus”, recomenda.

Saiba mais sobre o Programa de Rádio
O Programa Fortaleza 6.0 tem transmissão ao vivo, todos os sábados, das 10 às 11horas. A programação promove ações do projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso; entrevistas com profissionais que trabalham em prol do envelhecimento saudável e conversas com idosos que são exemplos por saberem conduzir as suas vidas após certa idade com tanta vitalidade, autonomia, disposição e alegria de viver.

Para acompanhar as ações do Projeto fortaleza Cidade Amiga do Idoso acesse o Site: https://www.fortalezaamigadoidoso.com.br

Curta e siga as redes sociais:
Fanpage: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso
Instagran: https://www.instagram.com/fortalezaamigadoidoso
Twitter: https://twitter.com/fortalezaidoso
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnND1C-MQ4SovCmQPx8sNeA
Assessoria de comunicação: Jacylete Abreu – 85 99712-5136