[tdc_zone type=”tdc_content”][vc_row][vc_column][vc_single_image media_size_image_height=”110″ media_size_image_width=”300″ image=”128″ height=”20%” size=”contain”][vc_single_image media_size_image_height=”259″ media_size_image_width=”300″ image=”1634″ height=”100%”][td_block_text_with_title]

Projeto que objetivo promover a inclusão de idosos e suas famílias através de complementação alimentar, incentivo à agricultura urbana e estímulo ao convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nas três estufas mantidas pelo projeto – localizadas no conjunto Ceará (2) e Granja Portugal (1), bairros de baixo IDH – são produzidas hortaliças (couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, maxixe e quiabo). Plantio 100% natural, com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). Cada estufa tem 750 m².

Os ciclos de plantio compreendem dois meses de produção que culmina com a colheita e distribuição das hortaliças às famílias carentes inscritas. Cada beneficiário tem um cartão social com chip interno que garante agilidade, controle e segurança no atendimento. O projeto provê insumos, equipamentos e mão-de-obra qualificada para produção.

Os vários benefícios são notados na mudança das condições de vida das famílias de idosos beneficiados, destacando-se a introdução de alimentos saudáveis na dieta, manejo de plantio e colheita feitos pelos idosos. Periodicamente são ministrados minicursos de cultivo de hortaliças. O projeto Hortas Sociais, em 2017 recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.

Na impossibilidade de aglomerar pessoas mas continuar promovendo a segurança alimentar dos idosos vulneráveis, o projeto Hortas Sociais, no período pandêmico, promoveu doações das hortaliças cultivadas a entidades beneficentes que assistem idosos em Fortaleza. A primeira doação de hortaliças foi realizada no 30 de março, totalizando, até julho de 2020 13 colheitas/doação que beneficiaram 20 entidades beneficentes. A partir de novembro de 2020 a entrega das hortaliças será em domicílio para os idosos cadastrados nas Hortas Sociais.

O resultado do eixo Hortas Sociais foi tão bem avaliado que a administração pública municipal, co-gestor da iniciativa com a infra-estrutura de construção das estufas, decidiu ampliar a iniciativa e licitou mais 12 estufas a serem implantas em diversos bairros de Fortaleza. Seis delas estão em construção e irão atender os bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha com entrega prevista para o final de 2020. Mais segurança alimentar para os idosos da capital cearense.

[carousel_slide id=’1317′]

[/td_block_text_with_title][/vc_column][/vc_row][/tdc_zone]

Deixe um Comentário

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds