Hortas sociais entregam hortaliças em domicílio

Categorias

Compartilhar

Mais de 1000 famílias da Granja Portugal e Conjunto Ceará serão beneficiadas

As Hortas Sociais do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso iniciam, a partir do dia 03/11/2020, a distribuição – em domicílio – de hortaliças aos idosos inscritos no projeto e residentes nos bairros do Conjunto Ceará e Granja Portugal.

Devido ao coronavírus (COVID-19), as entregas presenciais aos idosos, que chegavam a reunir 500 idosos nos dias de colheitas, continuam suspensas. Mas para continuar beneficiando milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, e ao mesmo tempo incentivar a alimentação saudável, gestores do Nuproce – Núcleo de Produções Culturais e Esportivas, entidade executora do projeto, contratou logística de transportes para a entregar kits com hortaliças nas residências dos idosos.

Com a iniciativa mais de 200 famílias serão beneficiadas na Granja Portugal e cerca de 900 famílias do Conjunto Ceará receberão kits contendo (couve manteiga, alface e coentro). Serão distribuídos 612 kg de alface; 512 kg de coentro e 197 kg de couve manteiga.

Serviço
Colheita com entrega em domicílio
Data:
Dia 3 de novembro de 2020
Hora: 7h
Local: Rua Humberto Lomeu 1220 – Granja Portugal (Por trás da Escola Creusa do Carmo Rocha. Vizinho ao CRAS e a creche Reitor Antônio Martin filho).
Mais inf.: Jacylete Abreu (85) 997125136

Saiba mais sobre o projeto Hortas Sociais
Projeto que objetivo promover a inclusão de idosos e suas famílias através de complementação alimentar, incentivo à agricultura urbana e estímulo ao convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nas três estufas mantidas pelo projeto – localizadas no conjunto Ceará (2) e Granja Portugal (1), bairros de baixo IDH – são produzidas hortaliças (couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, maxixe e quiabo). Plantio 100% natural, com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). Cada estufa tem 750 m².

Os ciclos de plantio compreendem dois meses de produção que culmina com a colheita e distribuição das hortaliças às famílias carentes inscritas.  Cada beneficiário tem um cartão social com chip interno que garante agilidade, controle e segurança no atendimento. O projeto provê insumos, equipamentos e mão-de-obra qualificada para produção.

Os vários benefícios são notados na mudança das condições de vida das famílias de idosos beneficiados, destacando-se a introdução de alimentos saudáveis na dieta, manejo de plantio e colheita feitos pelos idosos. Periodicamente são ministrados minicursos de cultivo de hortaliças. O projeto Hortas Sociais, em 2017 recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.

Na impossibilidade de aglomerar pessoas mas continuar promovendo a segurança alimentar dos idosos vulneráveis, o projeto Hortas Sociais, no período pandêmico, promoveu doações das hortaliças cultivadas a entidades beneficentes que assistem idosos em Fortaleza. A primeira doação de hortaliças foi realizada no 30 de março, totalizando, até julho de 2020 13 colheitas/doação que beneficiaram 20 entidades beneficentes.

A partir de novembro de 2020 a entrega das hortaliças será em domicílio para os idosos cadastrados nas Hortas Sociais.

Números
03 estufas
200 colheitas realizadas desde 2016 (70t de hortaliças distribuídas)
650 pessoas cadastradas
20 oficinas realizadas por ano

O resultado do eixo Hortas Sociais foi tão bem avaliado que a administração pública municipal, co-gestor da iniciativa com a infra-estrutura de construção das estufas, decidiu ampliar a iniciativa e licitou mais 12 estufas a serem implantas em diversos bairros de Fortaleza. Seis delas estão em construção e irão atender os bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha com entrega prevista para o final de 2020. Mais segurança alimentar para os idosos da capital cearense.

Para acompanhar as ações do Projeto fortaleza Cidade Amiga do Idoso curta e siga as redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Assessoria de comunicação: Jacylete Abreu – 85 99712-5136