Haydeé, 94 anos, revela a arte do bem-viver, no Fortaleza 6.0

Categorias

Compartilhar

Maria Haydeé Campelo, de 94 anos, estará no Programa Fortaleza 6.0, e vai falar um pouco sobre suas aspirações: o piano e a escrita. Ela vai falar da arte como expressão do bem-viver! Absolutamente imperdível! É no próximo sábado, na Rádio Tempo, 103.9. Das 10h às 11h. Contamos com sua audiência.

Haydeé nasceu no dia 31 de Março de 1925, no município de Capistrano-CE. A sexta filha de uma família de sete irmãos, sempre foi muito amada pelos seus pais, recebendo deles muito carinho, atenção e boa educação. Iniciou seus estudos em Fortaleza no Colégio Imaculada Conceição e finalizou em Baturité na Escola Salesiana, que era uma referência em nosso estado.

Ainda criança iniciou o seu amor pelo piano e aos 11 anos fez sua primeira apresentação em público, deixando todos encantados! Foi uma das alunas fundadoras do Conservatório de Música.

Desde muito cedo acalentou em seu coração o sonho de ser freira, mas, o destino mudou esse rumo e ela acabou casando com um viúvo que tinha como riqueza os seus sete filhos. Senhor Oscar, seu marido, foi casado com sua tia, ou seja, seus enteados eram seus primos. Desse enlace nasceram ainda mais 5 filhos, totalizando assim uma família de 12 filhos.

Sempre muito centrada, conduziu com muito amor essa numerosa família. Mas, nem só de amor se vive, então em um momento de dificuldade não pensou duas vezes e vendeu o piano trazido da casa de seus pais,por esse motivo passou 40 anos sem tocar.

Ao ficar viúva, já tendo criado sua família, passou a ocupar seu tempo com o atendimento no SOS de Deus,da Igreja de São Bernardo. Foi um período de grande felicidade pois levava à quem necessitava a palavra de Deus, aliviando muitas vezes a angústia de quem sofre.

Foi através de uma amiga, que era sua superiora no SOS de Deus, que foi lançar um livro que conheceu a Casa de Cultura Juvenal Galeno. Ao chegar na casa viu o piano e acabou comentando que ainda jovem tocou piano, então de imediato foi convidada para tomar assento e como num passe de mágica de repente seus dedos deslizaram pelo teclado, encantando à todos com ” La Comparcita”. A partir daí recebeu o convite para participar de várias entidades culturais,dentre elas a ALMECE- Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará,Ala Feminina, Academia Brasileira de Hagiolologia.

Aos 75 anos teve um sonho que mudou a sua vida. Sonhou com Frei Galvão entregando uma rede de pesca em suas mãos. Ficou muito impressionada e levou às autoridades eclesiásticas para tentar entender. Como resposta soube que o sonho significava que ela deveria ser ” pescadora de almas” para as obras de Frei Galvão!

De início, o medo, depois a missão.

Dali em diante tudo que ela arrecadava através do seu piano passou a ser enviado para as obras de Frei Galvão, ajudando na formação de novos frades em Guaratinguetá, cidade onde nasceu o primeiro santo brasileiro!

Aos 94 anos, Haydée Campelo, é um exemplo de vida a ser seguido por todos. Uma boa filha, uma esposa de fibra,escritora, pianista, uma incansável lutadora para as obras de Deus que nunca lamentou, apenas pediu forças para cumprir sua missão!

Maria Haydeé Campelo, pianista e escritora, foi nossa entrevistada no Programa Fortaleza 6.0, na Rádio Tempo, 103.9, no dia 14 de março de 2020.

Ouça o programa na íntegra no podcast:

Saiba mais sobre o Programa de Rádio
O Programa Fortaleza 6.0 tem transmissão ao vivo, todos os sábados, das 10 às 11horas. A programação promove ações do projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso; entrevistas com profissionais que trabalham em prol do envelhecimento saudável e conversas com idosos que são exemplos por saberem conduzir as suas vidas após certa idade com tanta vitalidade, autonomia, disposição e alegria de viver.

Para acompanhar as ações do Projeto fortaleza Cidade Amiga do Idoso acesse o Site: https://www.fortalezaamigadoidoso.com.br

Curta e siga as redes sociais:
Fanpage: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso
Instagran: https://www.instagram.com/fortalezaamigadoidoso
Twitter: https://twitter.com/fortalezaidoso