Eixo Esporte Amigo do Idoso retoma lives em dezembro

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 03/12/2020

Em março, atendendo a recomendação dos órgãos de saúde, todas as atividades presenciais do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso foram suspensas. Pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos mais de 3 mil idosos que praticavam atividade física nas praças da nossa cidade, o Eixo Esporte Amigo do Idoso ganhou novo formato, o de live (ao vivo).

Entre maio e agosto foram transmitidas mais de 40 lives com os educadores físicos do projeto, realizando aulas de dança e atividades físicas, tendo como plataforma o YouTube. Além disso, a iniciativa foi importante momento de interação entre professores e idosos.

Agora, em dezembro, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, volta com as lives.

Ranniery Assunção Siqueira, responsável pela transmissão das lives pelo YouTube, enfatiza: “a tecnologia é uma importante aliada dos idosos em isolamento”.

Ranniery Assunção Siqueira, responsável pela transmissão das lives pelo YouTube, reforça o papel da tecnologia em meio à crise de saúde que vivemos, destacando a importância da interação, mesmo que virtual, entre as pessoas. “Nesse momento delicado pelo qual o mundo passa, as pessoas procuram novos meios para vivenciar alguma experiência de contato e de troca de conhecimentos. Por isso, criamos as lives com os educadores físicos do projeto”, finaliza.

 Flávio Cordeiro dos Reis Junior, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso
“Em dezembro teremos aulas temáticas e diárias para os idosos”, afirma Flávio Cordeiro dos Reis Junior, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso.

Para Flávio Cordeiro dos Reis Junior, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, as lives foram fundamentais para os idosos que estavam – e ainda estão – isolados devido a COVID-19. “As transmissões ao vivo certamente estão incorporadas ao programa de treino do Eixo Esporte Amigo do Idoso tanto neste momento de isolamento, quanto posteriormente. Com as lives, atingimos idosos de outras cidades e de bairros que ainda não foram contemplados com o projeto e isso é muito significativo. Para esse novo momento, agora em dezembro, nós estamos montando aulas diversificadas, com novos temas e aulas diárias,” finalizou Flávio.

INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Valéria Gomes Lima de Oliveira_educadora_física_esporte_amigo_do_idoso
Valéria Gomes Lima de Oliveira é uma das educadoras físicas do projeto

Valéria Gomes Lima de Oliveira, uma das educadoras físicas do projeto, falou do impacto das lives para a saúde do idosos, principalmente no que diz respeito à manutenção do peso, da função do coração e do controle da diabetes, além, da interação com os idosos que estavam isolados devido a pandemia. Segundo ela, muitos idosos tinham apenas a atividade física do Eixo Esporte Amigo Idoso como forma de manter-se saudável e também de socializar.

E complementou: “para este novo momento, acredito, teremos ainda mais interação, alegria. Que possamos entrar em mais lares levando saúde para vida dos beneficiários do projeto”.

Confira abaixo a programação das lives em dezembro: