Por Julyanna Santos 29.07.2021

Após um ano e meio, o Eixo Esporte Amigo do Idoso, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, um projeto do Núcleo de Produções Culturais (Nuproce) em co-gestão com a Prefeitura de Fortaleza, está de volta ao formato presencial. O mais importante, para o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, desde o início da pandemia, era o de resguardar a vida dos idosos atendidos pelo projeto.

Com o avanço da vacinação entre idosos e após meses de discussões, o eixo retoma com protocolos rígidos e a atenção necessária para um retorno seguro e tranquilo. Os protocolos seguem orientações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Também conversamos com médicos, educadores físicos. Além disso, recomendamos fortemente, nas redes sociais e nos nossos outros canais de comunicação, a vacinação dos idosos atendidos pelo projeto. Inclusive, esse é um critério para participar das atividades presenciais: apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses do imunizante.

O coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, Flávio Cordeiro dos Reis Junior, concede entrevista ao nosso Portal

Para falar sobre essa retomada, os protocolos de segurança, a importância do retorno, para idosos e professores, convidamos o Coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, Flávio Cordeiro dos Reis Junior.

Portal Fortaleza Amiga do Idoso –   Como está sendo a retomada?

Flávio Cordeiro – Após meses de estudos, nós montamos dois protocolos: um para as praças e um outro para o parque aquático. Nós tivemos um cuidado especial pois o nosso público alvo é o mais acometido pela COVID-19 e por isso exigimos a apresentação do cartão de vacinação com as duas doses.

Portal Fortaleza Amiga do Idoso –   Quais os principais protocolos?

Flávio Cordeiro – Aferição da temperatura na chegada do idoso; distanciamento social de, no mínimo, 2 metros e uso obrigatório de máscaras e fornecimento de álcool 70% durante todo o tempo em que o idoso está em atividade. Nossos professores foram treinados e estão cumprindo com todos os protocolos e estimulando os idosos a cumprirem também. E por fim, limitamos em 25% o total de alunos por turma.

Portal Fortaleza Amiga do Idoso – Como os idosos estão lidando com esse retorno?

Flávio Cordeiro – Os idosos estão felizes demais! Eles sentiram muita falta das atividades físicas presenciais e os relatos são extremante positivos quanto ao retorno. Por conta de serem de grupo de risco, a maioria dos idosos, permaneceu meses em casa sem contato com os colegas e sem contato com os professores. Então, além da atividade física, eles estão felizes em poder socializar.

Portal Fortaleza Amiga do Idoso – E os professores? O que eles tem feito para fazer desse momento um momento único e especial?

Flávio Cordeiro – Os professores estão também super felizes. A educação física é olho no olho, parceria e compromisso. Mesmo com as aulas remotas, eles sentiam a falta da atividade ao ar livre, sentiam falta do bate-papo com os alunos. Nós estamos vibrando com o retorno e mantendo todo o protocolo para que, em breve, possamos ampliar o percentual de atendimento aos alunos.

CLIQUE NO LINK E CONFIRA LOCAIS DAS AULAS E SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES: _Esporte_Professores_Julho_2021_

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds