Por Julyanna Santos 29.07.2021
- Ouça este conteúdo
Após um ano e meio, o Eixo Esporte Amigo do Idoso, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, um projeto do Núcleo de Produções Culturais (Nuproce) em co-gestão com a Prefeitura de Fortaleza, está de volta ao formato presencial. O mais importante, para o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, desde o início da pandemia, era o de resguardar a vida dos idosos atendidos pelo projeto.
Com o avanço da vacinação entre idosos e após meses de discussões, o eixo retoma com protocolos rígidos e a atenção necessária para um retorno seguro e tranquilo. Os protocolos seguem orientações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Também conversamos com médicos, educadores físicos. Além disso, recomendamos fortemente, nas redes sociais e nos nossos outros canais de comunicação, a vacinação dos idosos atendidos pelo projeto. Inclusive, esse é um critério para participar das atividades presenciais: apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses do imunizante.
Para falar sobre essa retomada, os protocolos de segurança, a importância do retorno, para idosos e professores, convidamos o Coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, Flávio Cordeiro dos Reis Junior.
Portal Fortaleza Amiga do Idoso – Como está sendo a retomada?
Flávio Cordeiro – Após meses de estudos, nós montamos dois protocolos: um para as praças e um outro para o parque aquático. Nós tivemos um cuidado especial pois o nosso público alvo é o mais acometido pela COVID-19 e por isso exigimos a apresentação do cartão de vacinação com as duas doses.
Portal Fortaleza Amiga do Idoso – Quais os principais protocolos?
Flávio Cordeiro – Aferição da temperatura na chegada do idoso; distanciamento social de, no mínimo, 2 metros e uso obrigatório de máscaras e fornecimento de álcool 70% durante todo o tempo em que o idoso está em atividade. Nossos professores foram treinados e estão cumprindo com todos os protocolos e estimulando os idosos a cumprirem também. E por fim, limitamos em 25% o total de alunos por turma.
Portal Fortaleza Amiga do Idoso – Como os idosos estão lidando com esse retorno?
Flávio Cordeiro – Os idosos estão felizes demais! Eles sentiram muita falta das atividades físicas presenciais e os relatos são extremante positivos slot gacor ao retorno. Por conta de serem de grupo de risco, a maioria dos idosos, permaneceu meses em casa sem contato com os colegas e sem contato com os professores. Então, além da atividade física, eles estão felizes em poder socializar.
Portal Fortaleza Amiga do Idoso – E os professores? O que eles tem feito para fazer desse momento um momento único e especial?
Flávio Cordeiro – Os professores estão também super felizes. A educação física é olho no olho, parceria e compromisso. Mesmo com as aulas remotas, eles sentiam a falta da atividade ao ar livre, sentiam falta do bate-papo com os alunos. Nós estamos vibrando com o retorno e mantendo todo o protocolo para que, em breve, possamos ampliar o percentual de atendimento aos alunos.
Segera Berkunjung ke situs slot gacor terpercya yang kami rekomendasikan
dan nikmati promo menarik yang di sediakan online kami
situs slot anti rundkad garansi kekalahan 100% rtp slot gacor
CLIQUE NO LINK E CONFIRA LOCAIS DAS AULAS E SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES: _Esporte_Professores_Julho_2021_