O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, representado pelo vice-presidente do conselho municipal do idoso e dirigente da Coordenadoria Especial de Idosos da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), Cel Sérgio Gomes, marcou presença no Seminário “Ministério Público, Sociedade e Família: mediar para proteger”, promovido pelo Ministério Público Estadual, na manhã dessa segunda-feira (02/10/2017), com o objetivo de abordar temas relacionados à mediação de conflitos familiares, super endividamento e exploração financeira da pessoa idosa.

“É de extrema importância esse evento que traz a temática da conciliação e a resolução de problemas no núcleo familiar, pois a maioria dos problemas que envolvem as pessoas idosos acontecem no seio familiar. Isso representa um novo momento, quando se pode tratar essas questões que envolvem a garantia de direitos da pessoa idosa de uma forma extra judicial. E esse tipo de abordagem ajuda a mitigar os problemas de uma forma mais rápida. Por isso agradeço o convite, e a oportunidade de poder representar o prefeito Roberto Cláudio e o secretário Elpídio Nogueira nesse evento tão importante para melhorar a vida dos idosos”.

Durante o evento, teve início às 8h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), além dos temas referidos, foi apresentado o Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência que atuará junto às Promotorias de Justiça da Capital.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Ao final, o evento foi realizado o lançamento do livro “Velhice no De Senectute de Marco Túlio Cícero”, de autoria do Promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível (Tutela Coletiva do Idoso).

O seminário homenageou o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, e é promovido pelo CAOCIDADANIA, Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Escola Superior do Ministério Público (ESMP).


Curso de formação de mediadores em conflitos familiares envolvendo idosos e pessoas com deficiência

O MPCE promoverá curso, entre os dias 2 a 11 de outubro, e com carga horária de 75 horas-aula, visando capacitar voluntários para atuação como mediadores de conflitos familiares no Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência, criado através do Provimento 013/2017.

O curso abordará temas relacionados a etapas e técnicas de mediação e conciliação, Estatuto do Idoso e Lei Brasileira de Inclusão, e será realizado pela ESMP, em parceria com a Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público, Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Centro de Apoio Operacional (CAOCIDADANIA).

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) pretende oferecer o mesmo curso em outros municípios cearenses, fomentado a mediação no interior do Ceará como meio alternativo para resolução de conflitos.

As inscrições para o curso serão realizadas de forma presencial, no horário de 8h às 14h, na Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Defesa (Rua Assunção, 1360, José Bonifácio) ou na sede do CAOCIDADANIA (Av. Antônio Sales, 1740, Dionísio Torres). Contatos pelos telefones (85) 3252-6352 ou (85) 3252-4808.

Confira aqui a programação completa do curso.

Fonte: MPE-CE
Link:http://www.mpce.mp.br/2017/09/18/dia-internacional-do-idoso-sera-celebrado-com-seminario-abordando-mediacao-de-conflitos-familiares/

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds