Casa de Nazaré e Instituto Mulheres em Ação: conheça entidades beneficiadas com doações das Hortas Sociais

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 22.03.2021

O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso implementou, em 2020, e continua em 2021, novo modelo de distribuição das hortaliças, do seu Eixo Hortas Sociais. Devido a pandemia, a distribuição presencial foi suspensa. O novo formato, de distribuição das hortaliças para entidades que assistem idosos em Fortaleza, busca dar suporte alimentar durante a pandemia do novo Coronavírus. E o melhor, com coentro, alface, tomatinho e couve-flor, produzidos sem uso de agrotóxico.

As hortaliças produzidas são 100% naturais com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). As três estufas, de 750 metros quadrados cada, beneficiaram, só ano passado, quase 5.000 mil pessoas: entre idosos beneficiários do projeto e instituições que acolhem idosos.

Cinco instituições foram beneficiadas com a colheita do último dia 16 de março, na Horta do Conjunto Ceará. Foram elas: Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo do Ceará; Casa de Nazaré; Abrigo de Idosos São Pedro Julião Eymard; Instituto Mulheres em Ação; Instituto Hesed.

Doação de Hortaliças para a Casa de Nazaré

Vamos conhecer o trabalho e a história de duas entidades beneficiadas com a doação de Hortaliças: Casa de Nazaré e do Instituto Mulheres em Ação. 

– Casa de Nazaré

A Casa de Nazaré, fundada em 1941, é uma entidade filantrópica que atua no acolhimento de idosas em Fortaleza. Localizado no Bairro Montese, o abrigo atende idosas com mais 60 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Camila Mesquita Cavalcante, Assistente Social da Casa de Nazaré, em entrevista ao Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, falou sobre a importância das doações das Hortas Sociais para a entidade: “com a doação, é possível oferecer alimentação balanceada e saudável para nossas idosas. É fundamental, pois alimentos livres de agrotóxicos acabam custando caro no supermercado”.

Ela destaca os muitos desafios vivenciados nesse período, mas que a prioridade da instituição é com a saúde e a segurança. A Casa de Nazaré tem seguido rígido protocolo de segurança sanitária para que as idosas não sejam infectadas com o vírus. Alerta, ainda, para a diminuição das doações relacionadas à produtos de uso cotidiano, como: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos entre outros itens essenciais.

Camila Mesquita orgulha-se em trabalhar em uma Instituição de Longe Permanência para Pessoas Idosas: “é preciso agir com competência e com amor por cada idosa acolhida, pois geralmente uma das carências prioritárias delas é a afetiva. Defendemos e, obviamente, lutamos pela preservação dos direitos sociais de cada uma, priorizando o bem-estar delas dentro da entidade. Ofereceremos, além da moradia e da alimentação, o conforto espiritual e a qualidade de vida que elas precisam”.

–  Instituto Mulheres em Ação

O Instituto Mulheres em Ação, fundado em 1999, atua no atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade social, através de orientação jurídica. Realiza, ainda, atividades voltadas para crianças e adolescentes através da inclusão social e do esporte.

Maria Joselia Lima de Souza, Presidente do instituto Mulheres em Ação, fala sobre a importância das doações das hortas coais, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso: “A parceria é fundamental! No momento, estamos sem parceria com órgãos públicos. Então, as hortaliças chegam na hora certa. Mesmo com todas as dificuldades, nós nunca pensamos em desistir”.

O momento é difícil, mas, segunda ela, o “amor pelo social” é maior e “desistir jamais”.

Para ajudar a Casa de Nazaré: 

[email protected]

Instagram: @casadenazareoficialfortaleza

Telefones: 85 3494.6164 | 9 8415-5006 (Serviço Social) | 9 9707-2400 (Irmã Josenira)

Para ajudar o Instituto Mulheres em Ação: 

Redes sociais: Imea Imea

Telefones: 85 9 8872-6774 | 9 8664- 9555