Por Julyanna Santos 22.03.2021

O Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso implementou, em 2020, e continua em 2021, novo modelo de distribuição das hortaliças, do seu Eixo Hortas Sociais. Devido a pandemia, a distribuição presencial foi suspensa. O novo formato, de distribuição das hortaliças para entidades que assistem idosos em Fortaleza, busca dar suporte alimentar durante a pandemia do novo Coronavírus. E o melhor, com coentro, alface, tomatinho e couve-flor, produzidos sem uso de agrotóxico.

As hortaliças produzidas são 100% naturais com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). As três estufas, de 750 metros quadrados cada, beneficiaram, só ano passado, quase 5.000 mil pessoas: entre idosos beneficiários do projeto e instituições que acolhem idosos.

Cinco instituições foram beneficiadas com a colheita do último dia 16 de março, na Horta do Conjunto Ceará. Foram elas: Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo do Ceará; Casa de Nazaré; Abrigo de Idosos São Pedro Julião Eymard; Instituto Mulheres em Ação; Instituto Hesed.

Doação de Hortaliças para a Casa de Nazaré

Vamos conhecer o trabalho e a história de duas entidades beneficiadas com a doação de Hortaliças: Casa de Nazaré e do Instituto Mulheres em Ação. 

– Casa de Nazaré

A Casa de Nazaré, fundada em 1941, é uma entidade filantrópica que atua no acolhimento de idosas em Fortaleza. Localizado no Bairro Montese, o abrigo atende idosas com mais 60 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Camila Mesquita Cavalcante, Assistente Social da Casa de Nazaré, em entrevista ao Portal Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, falou sobre a importância das doações das Hortas Sociais para a entidade: “com a doação, é possível oferecer alimentação balanceada e saudável para nossas idosas. É fundamental, pois alimentos livres de agrotóxicos acabam custando caro no supermercado”.

Ela destaca os muitos desafios vivenciados nesse período, mas que a prioridade da instituição é com a saúde e a segurança. A Casa de Nazaré tem seguido rígido protocolo de segurança sanitária para que as idosas não sejam infectadas com o vírus. Alerta, ainda, para a diminuição das doações relacionadas à produtos de uso cotidiano, como: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos entre outros itens essenciais.

Camila Mesquita orgulha-se em trabalhar em uma Instituição de Longe Permanência para Pessoas Idosas: “é preciso agir com competência e com amor por cada idosa acolhida, pois geralmente uma das carências prioritárias delas é a afetiva. Defendemos e, obviamente, lutamos pela preservação dos direitos sociais de cada uma, priorizando o bem-estar delas dentro da entidade. Ofereceremos, além da moradia e da alimentação, o conforto espiritual e a qualidade de vida que elas precisam”.

–  Instituto Mulheres em Ação

O Instituto Mulheres em Ação, fundado em 1999, atua no atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade social, através de orientação jurídica. Realiza, ainda, atividades voltadas para crianças e adolescentes através da inclusão social e do esporte.

Maria Joselia Lima de Souza, Presidente do instituto Mulheres em Ação, fala sobre a importância das doações das hortas coais, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso: “A parceria é fundamental! No momento, estamos sem parceria com órgãos públicos. Então, as hortaliças chegam na hora certa. Mesmo com todas as dificuldades, nós nunca pensamos em desistir”.

O momento é difícil, mas, segunda ela, o “amor pelo social” é maior e “desistir jamais”.

Para ajudar a Casa de Nazaré: 

[email protected]

Instagram: @casadenazareoficialfortaleza

Telefones: 85 3494.6164 | 9 8415-5006 (Serviço Social) | 9 9707-2400 (Irmã Josenira)

Para ajudar o Instituto Mulheres em Ação: 

Redes sociais: Imea Imea

Telefones: 85 9 8872-6774 | 9 8664- 9555

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds