Por Ana Clara Jovino 15.12.2020

Flávio Cordeiro, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso

Não é novidade que a prática regular de exercícios físicos vai muito além da estética, é algo que contribui para o bem-estar físico e mental. Entre os benefícios, auxilia a manter o bom funcionamento do coração, circulação sanguínea, além de ser favorável para a respiração e para os hormônios.

Pensando nisso, o projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, por meio do Eixo Esporte Amigo do Idoso, promove atividades para os participantes do projeto manterem a qualidade de vida e bem-estar, contribuindo na prevenção e tratamento de problemas como obesidade, pressão alta, elevação do colesterol e diabetes. Além dos benefícios físicos, as atividades também são excelentes a nível psicológico, pois tem efeito antidepressivo, reduz a ansiedade e ameniza o stress.

Ao todo são 25 profissionais de educação física que realizam aulas para mais de 3 mil idosos em cerca de 35 equipamentos públicos da cidade, como praças, quadras e areninhas. Diante do cenário de uma pandemia, as aulas passaram a ser remotas, em formato de live no canal do projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso no youtube e em vídeos preparados e enviados nos grupos das turmas no whatsapp. Sob a orientação pedagógica de Flávio Cordeiro dos Reis Junior, coordenador do Eixo Esporte Amigo do Idoso, cada professor grava, em sua própria residência, uma aula adaptada aos idosos, trabalhando às variações das capacidades físicas mais necessárias para esse público como: condicionamento cardiovascular, força, flexibilidade e equilíbrio.

“Nossa estrutura se baseia nas lives diárias e nos envios semanais desses vídeos personalizados. Cada professor tem seu grupo e cada professor envia para esse grupo um vídeo semanal, pelo whatsap”, esclarece.

Professora Eva Magalhães, que dá aula de Ginástica Aeróbica e Ritmos

Flávio Cordeiro explica que o projeto se reformulou para que os alunos não entrem no sedentarismo. São 15 grupos (um para cada professor) com cerca de 100 alunos cadastrados.

Uma das profissionais que faz parte do quadro de professores é Eva Magalhães, que dá aula de Ginástica Aeróbica e Ritmos. Com as aulas remotas, Eva afirma que notou uma mudança no comportamento dos idosos nas aulas. “Eu percebo nos idosos uma melhora na atenção, concentração e coordenação. Além disso, eles conseguem ter uma melhor percepção do próprio corpo e do espaço”, explica.

Eva ainda enfatiza que sempre alerta os idosos para que os exercícios sejam feitos em locais favoráveis para evitar acidentes ou quedas.  “Os exercícios precisam ser realizados em um ambiente arejado, plano e sem tapetes ou outros objetos”, ressalta.

Participante do projeto há cerca de quatro anos, Dona Terezinha Pereira, de 62 anos, conta que não sente dificuldade em realizar os exercícios em casa, mesmo sem o acompanhamento próximo do professor.

“Muitos dos exercícios que eu já fazia quando a aula era presencial, então não tenho dificuldade de fazer em casa quando o professor passa o vídeo. Nessa época que a gente não pode sair de casa, é muito interessante essa mobilização do projeto que não deixa a gente em casa no sedentarismo, sou muito grata”, expressa Dona Terezinha.

O Eixo Esporte Amigo do Idoso também realiza lives diárias de aulas no canal do youtube do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, às 17h, para os idosos acompanharem de casa. Você pode conferir a agenda das aulas aqui

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds