Por Julyanna Santos 10.05.2021

Ana Carolina Silveira de Souza Lage: “O presente estudo é de extrema importância para a comunidade acadêmica.”

Ana Carolina Silveira de Souza Lage, 25 anos, é pesquisadora em Atividade Física para a Terceira Idade, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto/Portugal). Cursando mestrado, Ana Carolina, Bacharel em Educação Física, é natural de Minas Gerais e teve, recentemente, artigo científico publicado na revista Frontiers in Psychology, maior periódico em seu campo de estudos. Você pode conferir o artigo completo aqui.

O tema do estudo é a caracterização da atividade física, sono, sintomas depressivos e qualidade de vida dos idosos do Programa Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, durante a pandemia pelo SARS-COV2 e o confinamento ocasionado.

Em junho de 2020, a pesquisadora conheceu, por intermédio do colega de turma, Elzier Sampaio, a proposta inovadora do Projeto. Após reunião com o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, e a orientadora do Mestrado, Professora Lucimere Bohn, a pesquisa teve início.

Para Ana Carolina, o estudo é de grande importância para a comunidade acadêmica, pela atualidade do tema e, ainda, por ser pouco retratado. “É excelente ter uma amostra tão grande e a contribuição dos que optaram em ser voluntários e auxiliar na pesquisa. Só gostaria de agradecer por toda acolhida de todos do Projeto e a todos os idosos que fizeram essa pesquisa acontecer.”

 

Cel Sérgio Gomes: “isso é mais visibilidade para o nosso já bem-sucedido projeto. Que orgulho”

Visibilidade internacional

Sobre os estudos em curso, o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, reforça a importância dessas iniciativas: “Esses estudos, em Universidades de outros países, permitem ao Projeto ganhar importante visibilidade internacional. Estamos alcançando outras esferas de reconhecimento da nossa atuação e isso é muito salutar! Fortalecemos nossa relevância, mostrando para o mundo que Fortaleza tem política pública para a pessoa idosa, sim! Isso é fenomenal!”

Em tempo!

A Frontiers in Psychology é o maior periódico em seu campo, publicando pesquisas rigorosamente revisadas por pares nas ciências psicológicas, da pesquisa clínica às ciências cognitivas, da percepção à consciência, dos estudos de imagem aos fatores humanos e da cognição animal à psicologia social. O periódico possui Conselho Editorial de destaque de pesquisadores internacionais.

Veja também: Estudo em Portugal avalia os impactos do isolamento social na vida dos idosos do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é tema de trabalho acadêmico

Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é abordado em pesquisa acadêmica sobre envelhecimento feminino

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds