Artigo sobre o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é publicado em revista científica internacional

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 10.05.2021

Ana Carolina Silveira de Souza Lage: “O presente estudo é de extrema importância para a comunidade acadêmica.”

Ana Carolina Silveira de Souza Lage, 25 anos, é pesquisadora em Atividade Física para a Terceira Idade, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto/Portugal). Cursando mestrado, Ana Carolina, Bacharel em Educação Física, é natural de Minas Gerais e teve, recentemente, artigo científico publicado na revista Frontiers in Psychology, maior periódico em seu campo de estudos. Você pode conferir o artigo completo aqui.

O tema do estudo é a caracterização da atividade física, sono, sintomas depressivos e qualidade de vida dos idosos do Programa Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, durante a pandemia pelo SARS-COV2 e o confinamento ocasionado.

Em junho de 2020, a pesquisadora conheceu, por intermédio do colega de turma, Elzier Sampaio, a proposta inovadora do Projeto. Após reunião com o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, e a orientadora do Mestrado, Professora Lucimere Bohn, a pesquisa teve início.

Para Ana Carolina, o estudo é de grande importância para a comunidade acadêmica, pela atualidade do tema e, ainda, por ser pouco retratado. “É excelente ter uma amostra tão grande e a contribuição dos que optaram em ser voluntários e auxiliar na pesquisa. Só gostaria de agradecer por toda acolhida de todos do Projeto e a todos os idosos que fizeram essa pesquisa acontecer.”

 

Cel Sérgio Gomes: “isso é mais visibilidade para o nosso já bem-sucedido projeto. Que orgulho”

Visibilidade internacional

Sobre os estudos em curso, o Coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes, reforça a importância dessas iniciativas: “Esses estudos, em Universidades de outros países, permitem ao Projeto ganhar importante visibilidade internacional. Estamos alcançando outras esferas de reconhecimento da nossa atuação e isso é muito salutar! Fortalecemos nossa relevância, mostrando para o mundo que Fortaleza tem política pública para a pessoa idosa, sim! Isso é fenomenal!”

Em tempo!

A Frontiers in Psychology é o maior periódico em seu campo, publicando pesquisas rigorosamente revisadas por pares nas ciências psicológicas, da pesquisa clínica às ciências cognitivas, da percepção à consciência, dos estudos de imagem aos fatores humanos e da cognição animal à psicologia social. O periódico possui Conselho Editorial de destaque de pesquisadores internacionais.

Veja também: Estudo em Portugal avalia os impactos do isolamento social na vida dos idosos do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é tema de trabalho acadêmico

Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é abordado em pesquisa acadêmica sobre envelhecimento feminino