Amor à pessoa idosa como meta de vida. Cel. Sérgio Gomes é nomeado, pela terceira vez, Coordenador Especial do Idoso de Fortaleza

Categorias

Compartilhar

Por Julyanna Santos 26.02.2021

  • Ouça este conteúdo

    A vocação do Cel. Sérgio Gomes no cuidado da pessoa idosa e a implementação de políticas públicas de impacto em Fortaleza

    Sérgio Gomes Cavalcante, mais conhecido como Cel. Sérgio Gomes, construiu sua vida e trajetória, baseando suas condutas no cuidado, carinho e respeito pelo próximo.

    Cel. Sérgio Gomes em uma das atividades promovidas para os idosos de Fortaleza, Região Metropolitana e interior do estado: atividade física de baixo impacto!

    Suas ações ganharam destaque e Cel. Sérgio Gomes, recebeu o convite e assumiu o desafio: pelo terceiro mandato consecutivo, foi nomeado Coordenador Executivo da Coordenadoria Especial do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza. Foi responsável, juntamente com NUPROCE- Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – pela implementação do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, destaque nacional em políticas públicas para idosos. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade 7 de Setembro e especialização em Gestão Pública pela FAMETRO, é, com muito orgulho, gestor aguerrido das causas dos idosos.

    Aos 53 anos, recém completados, Sérgio Gomes, se espelha em seus pais: João Albuquerque Cavalcante e Francisca Cecília Gomes Cavalcante.

    Realização de um sonho!

    O sonho de criança, tornou-se realidade, e, no Corpo de Bombeiros, pôde, enfim, exercer os preceitos que o moviam: ajudar. Foi então, treinado, para prevenir as situações de risco, agir em momentos de catástrofes e ser salvaguarda para os que precisam.

    Segundo ele mesmo, na metade da sua carreira profissional, o cuidar da pessoa idosa se tornou real: “ fiz a opção de cuidar dos idosos, quando passei a comandar o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros – coordenando o projeto Saúde Bombeiros e Sociedade, que oferece atividades físicas de baixo impacto para idosos de Fortaleza, Região Metropolitana e interior do estado. De lá pra cá, nunca mais parei.”

    Ao iniciar tão importante empreitada, percebeu a carência e a vulnerabilidade dos idosos da periferia de Fortaleza. Foi aí que sentiu que poderia oferecer atenção, respeito e amor.

    “A principal lição é fazer por amor e buscar, de alguma forma, transformar as vidas dessas pessoas.”

    O então prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o Cel. Sérgio Gomes no CSU com idosas do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

    Um novo e grandioso desafio: gestão municipal!

    Em 2013, o Prefeito de Fortaleza, recém-eleito, Roberto Cláudio (PDT), o convidou para a assumir a Coordenadoria Especial do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O Cel. Sérgio Gomes aceitou de pronto. Iniciava, aí, um percurso vitorioso frente ao órgão. Foi, então, que percebeu que não existia uma política pública formatada e consolidada para os idosos de Fortaleza. Não existia nem Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e nem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Implementou, então, os órgãos consultivos e deliberativos, visando a elaboração de uma política específica para esse público.

    Para falar sobre suas principais conquistas, desafios e sobre esse novo mandato, convidamos o Cel. Sérgio Gomes para uma entrevista exclusiva para o Portal Fortaleza Amiga do Idoso. Confira:

    Portal – Quais os desafios encontrados à época?

    Cel. Sérgio Gomes – Os desafios eram muitos. Fazer gestão numa pasta onde não existiam prioridades de políticas públicas, de gestão ou de investimentos foi difícil. Tínhamos que fazer a coisa acontecer para um segmento historicamente à margem dessas políticas.

    Portal – Quais as maiores conquistas voltadas para o idoso em Fortaleza nesses últimos dois mandatos?

    Cel. Sérgio Gomes – Muitas! Nosso orgulho! Fizemos a regulamentação das Políticas Municipal para a pessoa idosa de Fortaleza; o ordenamento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; a criação do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso em co-gestão com a sociedade civil organizada (Entidade NUPROCE); a promoção da cultura do envelhecimento ativo e saudável pela comunicação (Programa fortaleza 6.0 na Tempo FM e criação da Rádio Web Fortaleza 6.0); a implantação da Agricultura Social Urbana com as Hortas Sociais; a intersetorialidade com as secretarias afins da política municipal do idoso; a aproximação com entidades sem fins lucrativos que atuam com políticas públicas para a pessoa idosa de Fortaleza.

    Portal – Para além do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, quais os avanços na área?

    Cel. Sérgio Gomes – Eu considero que hoje temos uma maior visibilidade das políticas públicas para a pessoa idosa em nossa cidade.

    Portal – Quais os reconhecimentos, premiações e convites que o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso acumula como case?

    Cel. Sérgio Gomes – Destaco, dentre os muitos reconhecimentos,  o PRÊMIO PROJETO INOVADOR DA PREFEITURA DE FORTALEZA de 2017, com o projeto Hortas Sociais.

    Cel. Sérgio Gomes e Cláudio Pinho, Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

    Portal – O Sr. é reconduzido para a Coordenadoria Especial do Idoso. Esse é um sinal importante sobre o resultado do trabalho desenvolvido?

    Cel. Sérgio Gomes – O resultado do trabalho desenvolvido é importante e estou feliz com a confiança do Prefeito Sarto e do Secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho. Teremos que avançar ainda mais com a nossa proposta de agregar com políticas públicas capazes de desenvolver um envelhecimento ativo e saudável na nossa cidade.

    Portal – Quais os planos para esse novo momento que se inicia, com um novo gestor municipal?

    Cel. Sérgio Gomes – Trabalhar muito para os nossos idosos (com atenção especial para os LGBTQI+) e dedicar atenção especial ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de implementarmos um grande senso em Fortaleza para identificarmos o perfil dos nossos idosos, para assim atender melhor!

    Portal – Quais as ações devem ser prioridade neste novo mandato?

    Cel. Sérgio Gomes – A ampliação do Projeto Hortas Sociais; a implantação da ILPI municipal; a requalificação do Centro Dia para a pessoa idosa e a criação dos Centros de Referência para a pessoa Idosa.

    Portal – Muitos desafios, no atual contexto, devem impactar diretamente as políticas para idosos. Como o sr. pretende vencer essas dificuldades e continuar inovando?

    Cel. Sérgio Gomes – Trabalhando muito e buscando parcerias com o poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

    Portal – Por fim, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Quais as perspectivas de crescimento do projeto nesse mandato?

    Cel. Sérgio Gomes – Com a pandemia todos os cenários são incertos, principalmente para o setor de captação de recursos. Mas o case do projeto é um sucesso no Brasil e nós acreditamos na sua requalificação e ampliação.