Por Julyanna Santos 26.02.2021

  • Ouça este conteúdo

    A vocação do Cel. Sérgio Gomes no cuidado da pessoa idosa e a implementação de políticas públicas de impacto em Fortaleza

    Sérgio Gomes Cavalcante, mais conhecido como Cel. Sérgio Gomes, construiu sua vida e trajetória, baseando suas condutas no cuidado, carinho e respeito pelo próximo.

    Cel. Sérgio Gomes em uma das atividades promovidas para os idosos de Fortaleza, Região Metropolitana e interior do estado: atividade física de baixo impacto!

    Suas ações ganharam destaque e Cel. Sérgio Gomes, recebeu o convite e assumiu o desafio: pelo terceiro mandato consecutivo, foi nomeado Coordenador Executivo da Coordenadoria Especial do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza. Foi responsável, juntamente com NUPROCE- Núcleo de Produções Culturais e Esportivas – pela implementação do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, destaque nacional em políticas públicas para idosos. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade 7 de Setembro e especialização em Gestão Pública pela FAMETRO, é, com muito orgulho, gestor aguerrido das causas dos idosos.

    Aos 53 anos, recém completados, Sérgio Gomes, se espelha em seus pais: João Albuquerque Cavalcante e Francisca Cecília Gomes Cavalcante.

    Realização de um sonho!

    O sonho de criança, tornou-se realidade, e, no Corpo de Bombeiros, pôde, enfim, exercer os preceitos que o moviam: ajudar. Foi então, treinado, para prevenir as situações de risco, agir em momentos de catástrofes e ser salvaguarda para os que precisam.

    Segundo ele mesmo, na metade da sua carreira profissional, o cuidar da pessoa idosa se tornou real: “ fiz a opção de cuidar dos idosos, quando passei a comandar o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros – coordenando o projeto Saúde Bombeiros e Sociedade, que oferece atividades físicas de baixo impacto para idosos de Fortaleza, Região Metropolitana e interior do estado. De lá pra cá, nunca mais parei.”

    Ao iniciar tão importante empreitada, percebeu a carência e a vulnerabilidade dos idosos da periferia de Fortaleza. Foi aí que sentiu que poderia oferecer atenção, respeito e amor.

    “A principal lição é fazer por amor e buscar, de alguma forma, transformar as vidas dessas pessoas.”

    O então prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o Cel. Sérgio Gomes no CSU com idosas do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

    Um novo e grandioso desafio: gestão municipal!

    Em 2013, o Prefeito de Fortaleza, recém-eleito, Roberto Cláudio (PDT), o convidou para a assumir a Coordenadoria Especial do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O Cel. Sérgio Gomes aceitou de pronto. Iniciava, aí, um percurso vitorioso frente ao órgão. Foi, então, que percebeu que não existia uma política pública formatada e consolidada para os idosos de Fortaleza. Não existia nem Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e nem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Implementou, então, os órgãos consultivos e deliberativos, visando a elaboração de uma política específica para esse público.

    Para falar sobre suas principais conquistas, desafios e sobre esse novo mandato, convidamos o Cel. Sérgio Gomes para uma entrevista exclusiva para o Portal Fortaleza Amiga do Idoso. Confira:

    Portal – Quais os desafios encontrados à época?

    Cel. Sérgio Gomes – Os desafios eram muitos. Fazer gestão numa pasta onde não existiam prioridades de políticas públicas, de gestão ou de investimentos foi difícil. Tínhamos que fazer a coisa acontecer para um segmento historicamente à margem dessas políticas.

    Portal – Quais as maiores conquistas voltadas para o idoso em Fortaleza nesses últimos dois mandatos?

    Cel. Sérgio Gomes – Muitas! Nosso orgulho! Fizemos a regulamentação das Políticas Municipal para a pessoa idosa de Fortaleza; o ordenamento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; a criação do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso em co-gestão com a sociedade civil organizada (Entidade NUPROCE); a promoção da cultura do envelhecimento ativo e saudável pela comunicação (Programa fortaleza 6.0 na Tempo FM e criação da Rádio Web Fortaleza 6.0); a implantação da Agricultura Social Urbana com as Hortas Sociais; a intersetorialidade com as secretarias afins da política municipal do idoso; a aproximação com entidades sem fins lucrativos que atuam com políticas públicas para a pessoa idosa de Fortaleza.

    Portal – Para além do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, quais os avanços na área?

    Cel. Sérgio Gomes – Eu considero que hoje temos uma maior visibilidade das políticas públicas para a pessoa idosa em nossa cidade.

    Portal – Quais os reconhecimentos, premiações e convites que o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso acumula como case?

    Cel. Sérgio Gomes – Destaco, dentre os muitos reconhecimentos,  o PRÊMIO PROJETO INOVADOR DA PREFEITURA DE FORTALEZA de 2017, com o projeto Hortas Sociais.

    Cel. Sérgio Gomes e Cláudio Pinho, Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

    Portal – O Sr. é reconduzido para a Coordenadoria Especial do Idoso. Esse é um sinal importante sobre o resultado do trabalho desenvolvido?

    Cel. Sérgio Gomes – O resultado do trabalho desenvolvido é importante e estou feliz com a confiança do Prefeito Sarto e do Secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho. Teremos que avançar ainda mais com a nossa proposta de agregar com políticas públicas capazes de desenvolver um envelhecimento ativo e saudável na nossa cidade.

    Portal – Quais os planos para esse novo momento que se inicia, com um novo gestor municipal?

    Cel. Sérgio Gomes – Trabalhar muito para os nossos idosos (com atenção especial para os LGBTQI+) e dedicar atenção especial ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de implementarmos um grande senso em Fortaleza para identificarmos o perfil dos nossos idosos, para assim atender melhor!

    Portal – Quais as ações devem ser prioridade neste novo mandato?

    Cel. Sérgio Gomes – A ampliação do Projeto Hortas Sociais; a implantação da ILPI municipal; a requalificação do Centro Dia para a pessoa idosa e a criação dos Centros de Referência para a pessoa Idosa.

    Portal – Muitos desafios, no atual contexto, devem impactar diretamente as políticas para idosos. Como o sr. pretende vencer essas dificuldades e continuar inovando?

    Cel. Sérgio Gomes – Trabalhando muito e buscando parcerias com o poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

    Portal – Por fim, o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Quais as perspectivas de crescimento do projeto nesse mandato?

    Cel. Sérgio Gomes – Com a pandemia todos os cenários são incertos, principalmente para o setor de captação de recursos. Mas o case do projeto é um sucesso no Brasil e nós acreditamos na sua requalificação e ampliação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds