Hortas Sociais

Hortas Sociais é ação de incentivo à agricultura urbana, alimentação saudável e estímulo do convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade. São três estufas – localizadas no Conjunto Ceará (2) e Granja Portugal (1) – mantidas pelo Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O plantio 100% natural, com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril), produz couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro e tomate cereja. Cada estufa tem 750 m².

Os ciclos de plantio compreendem dois meses de produção que culmina com a colheita e distribuição das hortaliças às famílias inscritas. Cada beneficiário tem um cartão social com chip interno que garante agilidade, controle e segurança no atendimento. O projeto provê insumos, equipamentos e mão-de-obra qualificada para produção.

Vários benefícios são notados na mudança das condições de vida das famílias de idosos beneficiados, destacando-se a introdução de alimentos saudáveis na dieta, manejo de plantio e colheita feitos pelos idosos. Periodicamente, são ministrados minicursos de cultivo de hortaliças. Em 2017, o projeto Hortas Sociais, recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.

Em 2020, ano em que fomos surpreendidos por uma pandemia, a ação Hortas Sociais, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso reinventou-se e, através da complementação alimentar, viabilizou a distribuição de hortaliças para 4.975 pessoas.

Com o advento da crise sanitária mundial – Covid-19 – e a impossibilidade de reunir e aglomerar idosos para distribuição presencial – desde março de 2020, duas modalidades foram implementadas para garantir a entrega das hortaliças e a complementação alimentar dos idosos: doação para entidades beneficentes e a entrega no formato delivery nas casas de idosos inscritos e beneficiados pela ação Hortas Sociais.

Ampliação da ação!

O resultado da ação Hortas Sociais foi tão bem avaliado pela administração pública municipal de Fortaleza, parceira da iniciativa com a infraestrutura de construção das estufas, que decidiu ampliar a iniciativa e licitou mais 12 estufas a serem implantas em diversos bairros de Fortaleza.

Seis delas estão em construção e irão atender os bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha. Isso resultará em mais segurança alimentar para os idosos da capital cearense.

Alcance da ação

3

estufas

243

colheitas realizadas desde 2016

4 ton

de hortaliças distribuídas

3.650

pessoas cadastradas

GOSTOU? SEJA
UM APOIADOR

Saiba mais sobre os benefícios de ser um dos Apoiadores do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI. Clique no botão abaixo para saber mais.

Como participar

Para fazer inscrição na ação Hortas Sociais e participar das colheitas de hortaliças e atividades de plantio é necessário ter mais de 50 anos e apresentar RG e comprovante de endereço (cópia e original de todos os documentos). Mais Informações: (85) 9.8966.0100 whatsapp ou (85) 9.9676.5772

Inscrições

O projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos idosos de Fortaleza.

FUNCIONAMENTO NA PANDEMIA

O projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. Os conceitos norteadores são a disseminação da prática esportiva de baixo impacto, atividades físicas em espaços públicos, inserção no mundo digital, vínculos.

Equipe

• Rômulo
• Neusa
• Tatiane

Estufa 1
Conjunto Ceará

• Ostevaldo
• Ricardo
• Cleiton

Estufa 2
Conjunto Ceará

• Erandi
• Ygor
• Djane

Estufa Júlio César Granja Portugal

• Jadson
• Ari
• João Paulo

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Nenhum evento encontrado!