Count Every Second Until the Event

Hortas Sociais

Hortas Sociais é ação de incentivo à agricultura urbana, alimentação saudável e estímulo do convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade. São três estufas – localizadas no Conjunto Ceará (2) e Granja Portugal (1) – mantidas pelo Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O plantio 100% natural, com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril), produz couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro e tomate cereja. Cada estufa tem 750 m².

Os ciclos de plantio compreendem dois meses de produção que culmina com a colheita e distribuição das hortaliças às famílias inscritas. Cada beneficiário tem um cartão social com chip interno que garante agilidade, controle e segurança no atendimento. O projeto provê insumos, equipamentos e mão-de-obra qualificada para produção.

Vários benefícios são notados na mudança das condições de vida das famílias de idosos beneficiados, destacando-se a introdução de alimentos saudáveis na dieta, manejo de plantio e colheita feitos pelos idosos. Periodicamente, são ministrados minicursos de cultivo de hortaliças. Em 2017, o projeto Hortas Sociais, recebeu o Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza disputando com outras 42 iniciativas.

Em 2020, ano em que fomos surpreendidos por uma pandemia, a ação Hortas Sociais, do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso reinventou-se e, através da complementação alimentar, viabilizou a distribuição de hortaliças para 4.975 pessoas.

Com o advento da crise sanitária mundial – Covid-19 – e a impossibilidade de reunir e aglomerar idosos para distribuição presencial – desde março de 2020, duas modalidades foram implementadas para garantir a entrega das hortaliças e a complementação alimentar dos idosos: doação para entidades beneficentes e a entrega no formato delivery nas casas de idosos inscritos e beneficiados pela ação Hortas Sociais.

Ampliação da ação!

O resultado da ação Hortas Sociais foi tão bem avaliado pela administração pública municipal de Fortaleza, parceira da iniciativa com a infraestrutura de construção das estufas, que decidiu ampliar a iniciativa e licitou mais 12 estufas a serem implantas em diversos bairros de Fortaleza.

Seis delas estão em construção e irão atender os bairros Jardim das Oliveiras, Conjunto Palmeiras, Ancuri, Jacarecanga, Mondubim e Vila Velha. Isso resultará em mais segurança alimentar para os idosos da capital cearense.

Alcance da ação

3

estufas

243

colheitas realizadas desde 2016

4 ton

de hortaliças distribuídas

3.650

pessoas cadastradas

GOSTOU? SEJA
UM APOIADOR

Saiba mais sobre os benefícios de ser um dos Apoiadores do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI. Clique no botão abaixo para saber mais.

Como participar

Para fazer inscrição na ação Hortas Sociais e participar das colheitas de hortaliças e atividades de plantio é necessário ter mais de 50 anos e apresentar RG e comprovante de endereço (cópia e original de todos os documentos). Mais Informações: (85) 9.8966.0100 whatsapp ou (85) 9.9676.5772

Inscrições

O projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos idosos de Fortaleza.

FUNCIONAMENTO NA PANDEMIA

O projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. Os conceitos norteadores são a disseminação da prática esportiva de baixo impacto, atividades físicas em espaços públicos, inserção no mundo digital, vínculos.

Equipe

• Rômulo
• Neusa
• Tatiane

Estufa 1
Conjunto Ceará

• Ostevaldo
• Ricardo
• Cleiton

Estufa 2
Conjunto Ceará

• Erandi
• Ygor
• Djane

Estufa Júlio César Granja Portugal

• Jadson
• Ari
• João Paulo

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Nenhum evento encontrado!

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds