Count Every Second Until the Event

Academia na Praça

A ação “Academia na Praça” promove saúde através de exercícios físicos de baixo impacto e fomenta práticas de cuidado com o corpo, unindo idosos e gerando novas e profícuas relações. Com o acompanhamento de profissionais de educação física formados na área, duas vezes por semana – respeitando a faixa etária do público beneficiado e especificidade de cada aluno – mais de 3.000 idosos, inscritos na ação, vivem momentos de alegria e bem-estar, garantindo o sucesso da iniciativa.

Espaços públicos, antes pouco utilizados pela população, funcionam como ferramenta facilitadora de inclusão e convivência, aproveitando o espaço aberto, ensolarado e ventilado, para a promoção de práticas saudáveis.

Além das praças, o Centro de Cidadania do Conjunto Ceará (CSU), é importante equipamento disponibilizado pela Prefeitura de Fortaleza para implementação das ações de práticas esportivas como, por exemplo, futsal, vôlei e basquete.

Como advento da crise sanitária mundial – Covid-19 – e a impossibilidade de reunir e aglomerar idosos, a Academia na Praça teve que se reinventar promovendo aulas virtuais de exercícios físicos disponibilizadas nesse portal; Lives diárias com demonstrações de exercícios físicas no canal do YouTube: Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso; aulas semanais e suporte dos professores diretamente com seus alunos dos núcleos via whatsapp.

A uniformização dos participantes da Academia nas Praças, manutenção dos acessórios das práticas e a disponibilização de profissionais de educação física são assegurados pelo projeto.

Bairros de Fortaleza estão contemplados com a Ação – Academia na Praça: Conjunto Ceará, Granja Portugal, Canindezinho, Vila Velha, Quintino Cunha, Bom Jardim, Henrique Jorge, Jardim América, Antônio Bezerra, São João do Tauape, São Gerardo, Jockey Clube, Benfica, Mondubim, Jacarecanga, Santo Amaro, Bela Vista, Autran Nunes, Rodolfo Teófilo, João XXlll, Conjunto Esperança, Messejana, Luciano Cavalcante, Vila Manoel Sátiro, Cidade 2000, Bonsucesso, Maraponga, Pan Americano e Genibaú.

Alcance da ação

39

bairros

19

profissionais de educação física

35

núcleos de academias nas praças

7

turmas nas quadras

3.000

inscritos, sendo 1800 idosos.

GOSTOU? SEJA
UM APOIADOR

Saiba mais sobre os benefícios de ser um dos Apoiadores do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – FMDPI. Clique no botão abaixo para saber mais.

Como participar

Cada Núcleo dispõe de 100 vagas. 50% das vagas são reservadas a pessoas com mais de 60 anos. As inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano enquanto houver vaga. Informações: (85) 9.8714.4814/ (85) 9.8893.0731.

Restrições : Os alunos com alguma observação médica para a prática da atividade física devem levar as recomendações médicas para o profissional de educação física fazer o registro e tomar nota da recomendação.

Inscrições

A inscrição se dá pelo preenchimento da Ficha de Avaliação Física e diagnóstico do Profissional de Educação Física. O procedimento é feito pelo Profissional de Educação Física responsável pelo Núcleo, que após análise da Avaliação Física pode liberar do aluno para as atividades. A Ficha de Avaliação Física terá um termo de responsabilidade que torna o aluno ciente da veracidade das informações repassadas na mesma.

FUNCIONAMENTO NA PANDEMIA

O projeto Fortaleza – Cidade Amiga do Idoso funciona como um guarda chuva de ações compartilhadas que objetivam fomentar o envelhecimento saudável e a qualidade de vida. Os conceitos norteadores são a disseminação da prática esportiva de baixo impacto, atividades físicas em espaços públicos, inserção no mundo digital, vínculos.

Equipe

• Rômulo
• Neusa
• Tatiane

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Nenhum evento encontrado!

logo

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga
do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Contato

E-mail:
[email protected]
Telefone: +55 (85) 3013-5797
Endereço: Rua B, 17 – Eng Luciano
Cavalcante | Fortaleza-CE
CEP: 60.810-670

Seja um apoiador

Saiba mais sobre os benefícios
de ser um dos Apoiadores do
Fundo Municipal dos Direitos
da Pessoa Idosa – FMDPI.
Clique no link abaixo
para saber mais.

Links

Siga-nos

Realização

parceiros

Copyright © 2020 Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Todos os Direitos Reservados.

This will close in 0 seconds