O coordenador Especial de Idosos da Prefeitura de Fortaleza, Coronel Sérgio Gomes Ceará, palestrou na manhã dessa sexta (18.10), na 13ª edição do Seminário Empreender, no Centro de Negócios do Sebrae, na Praia de Iracema, sobre empreendedorismo social com agricultura familiar urbana, trabalho aplicado, desde 2015 no Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso, mais especificamente nos eixos Hortas Sociais e a partir de 2018 no eixo Suculentas.

“Promover a inclusão de idosos e suas famílias através de complementação alimentar, incentivo à agricultura urbana e estímulo ao convívio social de famílias em situação de vulnerabilidade social é o objetivo do nosso projeto,” apresentou o coordenador.

Cel. Sérgio Gomes explicou que o projeto Hortas Sociais conta com três estufas localizadas no conjunto Ceará (2) e Granja Portugal (1), bairros de baixo IDH - são produzidas hortaliças (couve manteiga, alface, coentro, pimentinha de cheiro, tomate cereja, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo, maxixe e quiabo). Plantio 100% natural, com irrigação automatizada - por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril). Cada estufa tem 750 m². Os ciclos de plantio compreendem dois meses de produção que culmina com a colheita e distribuição das hortaliças às famílias carentes inscritas.

Já o eixo de Cactos e Suculentas tem como objetivo o incentivo ao empreendedorismo através do cultivo e venda da produção realizada pelo idosos. A estufa está localizada no bairro Conjunto Ceará, capacidade estimada de armazenamento e produção de 4 mil plantas. Mantém o cultivo de 70 espécies e utiliza o sistema de irrigação por nebulização que permite economia de água. O lucro da venda dos produtos será revertido para a manutenção do projeto e para os idosos envolvidos.

O projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso é umaparceria entre o poder público municipal, por meio da Prefeitura de Fortaleza (Coordenadoria de Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), as empresas privadas através de renúncia fiscal via Fundo Municipal da Pessoa Idosa, a sociedade civil (entidade) na busca da promoção de qualidade de vida para idosos e suas famílias. Essa união de forças garante a sustentabilidade do projeto tanto na captação de recursos quanto na utilização de espaços públicos para a execução das atividades.

Saiba mais sobre o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso nas nossas redes sociais e site
Facebook: fortalezaamigadoidoso
Instagram: fortalezaamigadoidoso
Twitter: fortalezaidoso
Site: http://www.fortalezaamigadoidoso.com.br

 

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@fortalezaamigadoidoso.com.br
Telefone
+55 (085) 3013-5797
Endereço
Rua B, 17 - Eng Luciano Cavalcante | Fortaleza-CE | CEP: 60.810-670