O projeto HORTAS SOCIAIS, da Coordenadoria de Idosos da Prefeitura Municipal, em parceria com o Núcleo de Produções Culturais e Esportivas (NUPROCE), inaugura, durante colheita no Conjunto Ceará, dia (27/03), a estufa de suculentas e lança cartão social com nova tecnologia de acesso e atendimento aos idosos cadastrados no projeto.

O evento contou com a presença do secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Município, Elpídio Nogueira e de representantes da rede de lojas Leroy Merlin, apoiadora do projeto: Vanci Almeida (Leroy Merlin Fortaleza); Lívia Neves (Leroy Merlin São Paulo); Yves Bogaert  (Leroy Merlin Rússia) e Isabela Moncorvo, da empresa Yabá Consultoria em Gestão Sustentável e Investimento Social com sede em São Paulo.

Estufa de Suculentas

A estufa de plantas ornamentais (cactos e suculentas) fica localizada no bairro Conjunto Ceará, numa área de 128m²; capacidade estimada de armazenamento e produção de 3508 mudas e multiplicação mensal de 3000 plantas. Mantém um banco de germoplasma composto por 312 unidades oriundas de 61 espécies sendo usadas para a obtenção de novos propágulos (filhotes) e utiliza o sistema de irrigação por nebulização que permite economia de água.

Como parte do Projeto Fortaleza Amiga do Idoso, o Eixo Suculentas beneficiará mais de 2000 idosos da comunidade através da venda dos produtos cujo lucro será revertido para a manutenção das Hortas Sociais.  A comercialização das plantas ornamentais se dará em empresas associadas. Serão recebidos estagiários para treinamento no cultivo, propagação e salvamento de plantas suculentas. Periodicamente serão ministrados minicursos de cultivo de cactos; e cultivo de suculentas e oficina de montagem de terrários.

O Eixo Suculentas objetiva promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa no município de Fortaleza, tendo como foco a inclusão social da pessoa idosa através de ações do cultivo de plantas ornamentais e incentivo ao empreendedorismo, além da integração social e reinserção econômica, a intergeracionalidade e a prática da convivência em grupo.

Cartão Social

Semelhante aos cartões de crédito, os cartões de acesso por proximidade, que começam a ser utilizados nas colheitas do projeto Hortas Sociais, têm um chip interno onde ficam armazenadas informações pessoais do idoso como o nome completo, um número de identificação e data de nascimento, e garantirão agilidade, controle e segurança no atendimento dos idosos durante a distribuição das hortaliças. “A partir de agora, o atendimento será muito mais rápido. Com essa tecnologia de acesso e controle vamos melhorar o cadastramento dos idosos, oferecer maior comodidade e diminuir o tempo de espera durante as colheitas”, comemora Cel Sérgio Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa –CMDPI.

 

Mais Informações sobre o projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso

Site: http://www.fortalezaamigadoidoso.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Fortalezaamigadoidoso

Instagram: @fortalezaamigadoidoso

 

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@fortalezaamigadoidoso.com.br
Telefone
+55 (085) 3013-5797
Endereço
Rua B, 17 - Eng Luciano Cavalcante | Fortaleza-CE | CEP: 60.810-670